[Reino Unido] Viu essas ‘Big Issues’ anarquistas sendo vendidas nas ruas de Londres?

Todo mundo conhece o The Big Issue e a importância de sua existência para os sem-teto de Londres. Mas, recentemente, você pode ter visto outra publicação sendo vendida nas ruas de Londres. Seu nome é Revista DOPE e está sendo descrito por alguns como o “Big Issues” anarquista. Craig Clark, da editora do DOPE, Dog Section Press, conta mais.

Começamos o DOPE há pouco mais de dois anos. É uma publicação trimestral em formato de jornal, que é praticamente uma revista de arte e política radicais. Apresenta várias perspectivas, de anarquistas como Ruth Kinna e Carne Ross, a vozes radicais mais populares, como Benjamin Zephaniah e Jason Williamson, da Sleaford Mods. Tentamos torná-lo o mais esteticamente agradável quanto possível, para que ele também contenha muitos artistas, incluindo pessoas como Paul Insect, Stanley Donwood e Gee Vaucher.

“Começamos a distribuir cópias para moradores de rua locais para vender, como um experimento”

Nosso escritório está situado acima da Freedom Books, em Whitechapel, Londres, onde os sem-teto são surpreendentemente visíveis. Começamos a distribuir cópias para moradores de rua locais para vender, como um experimento. Sabíamos que era possível, porque há uma peculiaridade da lei (que remonta à Guerra Civil Inglesa) que significa que você não precisa de uma licença para vender um jornal em um local público. Queríamos divulgar nosso jornal para o maior número possível de pessoas e achamos que essa era uma boa maneira de praticar a ajuda mútua. Gostamos de dizer que é solidariedade, não caridade.

Quando começamos a distribuir jornais dessa maneira, decidimos não impor condições a nossos fornecedores, fazê-los usar jardineiras ou obter credenciamento ou algo assim. Mas não demorou muito para que os fornecedores realmente começassem a pedir algo para fazê-los parecer legítimos. Agora, o DOPE vem em sacos plásticos que fizemos especialmente para esse fim. Além de manter os jornais secos, as sacolas têm o ‘Fornecedor Oficial’ na frente e os direitos do vendedor em vender em um local público. Essa proteção legal também significa que as pessoas que vendem DOPE nas ruas não podem ser movidas ou incomodadas pela polícia ou funcionários do conselho, enquanto mendigar é ilegal na maioria dos lugares.

“Passamos de imprimir 1.000 cópias para 10.000”

Em Londres, o DOPE é distribuído pela Refugee Community Kitchen em Camden, Food Not Bombs em Tottenham (ao redor da estação Seven Sisters todos os sábados) e por nossos companheiros da Freedom Books em Whitechapel e 56a Infoshop em Elephant and Castle. É nessas áreas que é mais provável que você encontre pessoas que as vendem, embora saibamos que às vezes os fornecedores viajam para coletar jornais para vender em outros locais. Fique de olho!

Também estamos trabalhando para colocar mais deles em mais lugares. Passamos de imprimir 1.000 cópias de cada edição para 10.000 nesta última edição. Agora, além de quatro locais de distribuição em Londres, também é distribuído em Birmingham, Brighton, Bristol, Dundee, Edimburgo, Manchester, Newcastle, Newcastle, Norwich e Southampton. Isso ainda parece uma gota no oceano: como a falta de moradia aumenta ano após ano, infelizmente há muito mais que podemos fazer. Ficamos sem cópias solidárias para nossos fornecedores em todas as edições, e a demanda é muito superior à oferta. Portanto, estamos nos concentrando em aumentar nossa circulação o máximo possível – tanto em quantidade quanto em termos de pontos de distribuição em Londres e no Reino Unido.

O DOPE é completamente independente; não estamos vinculados a nenhum partido político ou ONG. Não publicamos publicidade e também não recebemos financiamento. Contamos com as pessoas que apoiam o projeto comprando uma cópia do DOPE on-line ou apoiando o nosso Patreon (onde você também pode obter uma assinatura do DOPE). Chegamos ao ponto das economias de escala agora, onde custa apenas £ 75 para imprimir mil cópias extras, que valem cerca de £ 3.000 para nossos fornecedores nas ruas.

Acreditamos que é importante dar suporte diretamente àqueles que precisam. Por favor, pegue uma cópia se ver alguém vendendo nas ruas de Londres.

Fonte: https://londonist.com/london/features/dope-magazine-homeless-london

Tradução > abobrinha

agência de notícias anarquistas-ana

Neste outono,
Como estou ficando velho!
Pássaros nas nuvens.

Bashô