[Grécia] Covid-19: Solidariedade de Tessalônica

Nossos companheiros e companheiras do Αντιεξουσιαστική Κίνηση Θεσσαλονίκης (Movimento Antiautoritário) e Micropolis Social Space for Freedom estão construindo a rede de apoio mútuo Covid-19: Αλληλεγγύη Θεσσαλονίκης em Tessalônica, juntamente com outras organizações e residentes da cidade. A seguir, reproduzimos seu primeiro comunicado.

Ação direta para saúde e dignidade

A pandemia do coronavírus, a qual está dominando a agenda global, é muito provável que vá determinar e alterar as estratégias políticas dominantes, assim como os discursos em geral, ambos dominantes e divergentes. Os Estados estão tentando utilizar de táticas de comunicação, autoritarismo e o princípio de “responsabilidade pessoal” para disfarçar a falta de financiamento em longo prazo na saúde pública e serviços sociais. Os pobres, os explorados, o povo, estão tentando avançar com a discussão dos conceitos de solidariedade e humanidade, na necessidade de coexistência e a organização de apoio mútuo.

O coronavírus na Grécia está evoluindo juntamente com um sistema público de saúde totalmente desacreditado, subfinanciado e com insuficiente número de funcionários, após anos de austeridade e neoliberalismo. Hoje, nós não iremos deixar que os políticos que negaram o sistema público de saúde sejam esquecidos. A enorme responsabilidade daqueles que até ontem abertamente discutiam cortes e demissões de médicos, não será agora acobertada por seus aplausos.

Nesta situação, medidas de autocontrole são importantes para a contenção da propagação do coronavírus e para a proteção dos mais vulneráveis. Entretanto, sob nenhuma circunstância, elas legitimam o autoritarismo do Estado, esse que nós esperamos que vá se intensificar e expandir, usando a situação como desculpa, por exemplo banindo protestos etc. Nós sabemos muito bem que aqueles que estão no poder irão usar cinicamente da pandemia para impor restrições, abolição de direitos e, ainda pior, de relações de trabalho e salários.

Durante este difícil período, somos chamados para carregar o fardo da responsabilidade a fim de nos proteger e as pessoas ao nosso redor, criando nossas próprias estruturas sociais e redes de solidariedade e apoio mútuo. Essas redes e estruturas sociais precisam ser transformadas em entidades vivas de resistência, tomando primeiramente o sistema de saúde em nossas mãos como uma escolha consciente para alcançar cuidado mútuo, e dando suporte para serviços de saúde junto com bem-estar psicológico e suporte social. Desde faxineiros até doutores, apoiando todos aqueles que lutam para salvar o dilapidado sistema de saúde nacional.

Ao mesmo tempo, nós enfrentamos com dignidade as necessidades sociais imediatas que surgem da pandemia, a qual afeta a todos, mas principalmente aqueles já necessitados. Nenhum Estado ou mercado podem substituir a solidariedade social e o apoio mútuo, e essa é a raiz da guerra que está sendo travada na frente de nosso olhos. O medo, cultivado pelos decretos das forças armadas do governo, e o aumento repentino do preço de produtos de higiene pessoal pelo mercado capitalista, podem ser superados com solidariedade e pequenas ações de gentileza e apoio aos necessitados.

As seguintes equipes já estão em operação:

• Ação imediata para solidariedade para os vulneráveis (comida e remédios)

• Campanha e suporte técnico

• Assistência legal (trabalho e aluguel)

• Suporte psicológico e serviços de aconselhamento

• Equipes de jornalismo e tradução

Covid-19Solidariedade de Tessalônica

Tradução > A. Padalecki

agência de notícias anarquistas-ana

Boêmio da noite
no portão enferrujado.
Morcego dormindo.

Fanny Dupré