[Hungria] Orbán, o ditador

O cenário teatral sem sentido da democracia burguesa foi derrubado: A Hungria é oficialmente uma ditadura. A partir de abril de 2020, o governo – o qual é basicamente apenas um executor obediente das vontades de uma pessoa – está autorizado a agir sem nenhum controle ou supervisão legal e tem o direito de manter esses poderes especiais por tempo indeterminado. Além de alguns exemplos insignificantes, não houve um precedente de medidas semelhantes na Europa há décadas.

 A máscara democrática do capitalismo caiu. A face de [Viktor] Orbán [primeiro-ministro] é a imagem real do capital rosnando para nós. Foram as longas décadas de tentativas que levaram à proclamação da ditadura de Orbán. Foram duas as principais razões do por que essa ditadura foi capaz de ocorrer. Uma delas é a perpetuação de corrupção estatal em enorme escala; o enriquecimento ilimitado dos Fidesz’s, as elites do partido do governo. A outra razão é a preparação para lidar com a crise econômica severa que irá seguir a pandemia. Miséria em massa irá suceder nos próximos meses e irá resultar em uma significativa resistência. O estado húngaro está se preparando para a repressão dos movimentos de protesto, para banir ativismo e protestos nas ruas e locais de trabalho, o aprisionamento de jornalistas e ativistas antigoverno e o fortalecimento da propaganda do estado podem ser esperados.

Quais serão as consequências da ditadura na Hungria? A crise geral do sistema mundial capitalista é cenário favorável para o fortalecimento do fascismo no século 21. A Europa está se “Orbanizando”. O sistema está se tornando cada vez mais e mais autoritário, racismo, nacionalismo e sexismo estão se espalhando em múltiplos países. A sociedade está se tornando mais conservadora, a política econômica está a favor dos ricos e pesa cada vez mais em todos nós; os pobres.

Mesmo até hoje, havia apenas um controle parcial sobre os poderes de Orbán, portanto esse novo status legal pode parece não ser uma grande mudança. Esses corpos supervisores – a corte e a mídia independente – estão lentamente desaparecendo. Os direitos trabalhistas já são fracos, no entanto serão ainda mais enfraquecidos. Após a introdução do novo código de trabalho (2012) e o chamado “Slavery Act” (2018), os patrões, os empregadores poderão ter ainda mais direitos. Eles poderão ditar o quanto e por quanto nós devíamos trabalhar, e nos fazer trabalhar o quanto quiserem. As massas desempregadas – que logo irão crescer para um aglomerado de centenas de milhares de pessoas lutando por sua sobrevivência – irão representar uma ferramenta especialmente efetiva nas mãos de todos os patrões para nos chantagear. Cale a boca e trabalhe, caso contrário você irá acabar nas ruas.

A brutalidade do estado e o terror fascista depende das forças de resistência. Orbán irá mostrar ao que veio, e sua real natureza sanguinária quando começarem as ações de protesto, as manifestações, as greves, as tomadas de posse e ocupações. Os longos meses de consumo e as perdas de produção serão seguidos por uma crise econômica inevitável. Todos os políticos, a imprensa e a mídia – mesmo aqueles que se opõem a Orbán – irão continuar a pregar para salvarmos a economia em colapso. Propostas de reformas econômicas serão feitas, será esperado que trabalhemos mais e por mais tempo por um salário menor. Se nós não estivermos dispostos a nos sacrificar no altar da economia e do lucro, a ditadura de Orbán estará pronta para agir contra todos nós com armadura completa.

Resistência contra o fascismo de Orbán! Resistência contra austeridade e gerenciamento de crise! Nós não faremos sacrifícios para a preservação do capitalismo.

Antifa Info Budapest

Tradução > A. Padalecki

agência de notícias anarquistas-ana

folha seca
sobre o travesseiro
acorda borboleta

Alice Ruiz