[Chile] Curso em massa, online e aberto: “As pedagogias anarquistas em nosso cotidiano”

Nos encontramos em um contexto onde valores como individualismo, apatia, desinteresse, intransigência, indiferença, etc., dominam nossas formas de assumir a vida, o que importa é o que acontece comigo, com o meu pequeno contexto, com o meu “mundo”. Isto torna difícil analisar a causa e o efeito do que está acontecendo em nossas sociedades. Portanto, é necessário pensar em outro tipo de educação que exalte outro tipo de existência para viver em sociedade e entender, entre outros aspectos: por que estou vivendo desta maneira, é possível viver de outra maneira? Em suma, é nos questionarmos sobre a possibilidade de viver de forma diferente, de outro tipo de valores humanos, tais como: horizontalidade, empatia, solidariedade, apoio mútuo, equidade, etc.

Assim, a proposta anarquista na educação é uma forma diferente de pensar o processo educativo, enfatizando os propósitos e as circunstâncias do ato educativo, ou seja: para que nos educamos? E desde que circunstâncias nós nos educamos? Ao mostrar que a educação é intencional, além de ser encontrada em todos os eventos culturais, não só a escola educa, mas todas as nossas interações sociais trazem consigo um modelo de educação: estar na internet, assistir a um filme, ouvir música, ler um livro, em qualquer reunião social, etc., estamos nos educando porque aprendemos modos de ser e formas sociais com suas repercussões políticas e econômicas. Em outras palavras, estamos aprendendo a agir como modelos de vida.

É por isso que a pedagogia anarquista difere das outras pedagogias, pois mostra interesse em tomar consciência das circunstâncias sócio-políticas que influenciam a educação. Ou seja, desde onde a sociedade está nos educando? E para que sociedade estamos nos educando? Argumentando que é possível viver sem a figura política do Estado e mostrando que é possível fazer uso dos recursos naturais para a criação de riqueza (produção) e sua distribuição de uma forma mais justa.

De tal forma que, o presente curso “As pedagogias anarquistas em nosso cotidiano” é uma proposta introdutória para dialogar e compartilhar os princípios teóricos, políticos e filosóficos das pedagogias anarquistas que nos permitirão compreender seu funcionamento para sua posterior aplicação em nosso cotidiano.

Objetivo: Compreender os pressupostos teóricos, políticos e filosóficos das pedagogias anarquistas para o desenvolvimento de uma intervenção educativa ou pedagógica em nosso cotidiano.

Data e duração do curso: O curso será realizado de 20 de abril a 8 de maio de 2020, com um total de 36 horas.

Requisitos para inscrição: e-mail, conta no facebook e compromisso.

As inscrições começam no dia 15 de abril.

Curso Autogestivo – Curso Gratuito

Mais informações:

https://www.facebook.com/LaPizarraNegraPedagogiaAnarquista/

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

Uva madura!
Até as abelhinhas
querendo provar.

Rosiele Gonçalves Pacheco – 12 anos