[Espanha] Carta de apoio às mulheres de Rojava

As companheiras do Comitê de Women Defend Rojava Madrid, criado em solidariedade e apoio com a revolução das mulheres em Rojava, mandam uma mensagem de solidariedade às mulheres de Rojava, às companheiras de outros comitês WDR e a todas as mulheres que com força e integridade enfrentam estes difíceis momentos.

Companheiras, irmãs, mães, avós, filhas, graças por vosso apoio.

Dadas as circunstâncias do que anda ocorrendo em Madrid não estamos podendo fazer tudo o que gostaríamos, mas ainda assim queremos recordar-lhes que estamos com todas vocês. Seguimos pensando em vocês cada minuto, cada segundo. Vocês nos ensinaram que a revolução é de todas as mulheres do mundo, com vossa força e solidariedade, com vossos cuidados e vossa energia, que se sente de lado a lado da Terra.

Esta situação nos aproxima mais ainda de vocês, que vivem em uma longa crise por causa da guerra, da ocupação, da escassez de recursos, enquanto que nós na Europa gozamos de uma paz e prosperidade que nos faziam crer sermos imunes às crises vitais. Agora se torna claro que na coletividade está a via para superar as adversidades profundas e que em vossa luta podemos encontrar um exemplo para criar uma nova forma de fazer comunidade.

Como disse Rêber Apo, “Uma sociedade que não cuida de sua saúde não poderá ser livre”, e isso precisamente nos demonstra esta crise. Somos conscientes que deixamos nas mãos deste sistema de dominação nossa saúde. Este sistema no qual as pessoas deixamos de ser seres humanos para converter-nos em números. Um sistema que decide quem deve morrer e quem deve viver, quem pode ter acesso a um tratamento com a certeza de curar-se, enquanto que outros vivem com a incerteza de se contagiarão e morrerão.

Em Madrid nos auto-organizamos, não só para cobrir uma necessidade que se torna dramática para muitas pessoas sob a situação de confinamento, mas também com a consciência clara de que estamos construindo uma alternativa, criando vínculos de apoio mútuo entre as pessoas nos bairros, acompanhando-nos, cuidando-nos de forma organizada e pensada entre vizinhos e vizinhas. E nesse tecer comunidade, temos muito presente a mensagem que sempre nos transmitis, ‘Apoiar a revolução em Rojava também é viver revolução no próprio território’. Continuando com o trabalho revolucionário, lutando contra este sistema individualista, egoísta, e competitivo, as abraçamos e não as esquecemos, seguiremos apoiando esta causa comum contra o patriarcado e o capitalismo, em prol da autodeterminação e da liberdade.

A todas as companheiras de Women Defend Rojava, assim como a todas as mulheres do planeta que enfrentam esta crise com solidariedade, carinho, força e integridade: sabemos que são tempos difíceis, e é por isso que agora é o momento de estar mais unidas que nunca, para mandarmos força, para pensarmos na distância e nos sentirmos próximas, para repensar o que vai acontecer quando tudo isto termine, para seguir tecendo laços que ninguém possa desatar.

Enviamos a vocês todo nosso amor, toda nossa solidariedade e toda nossa força, que sigamos construindo esse mundo novo sempre juntas.

Jin, Jiyan, Azadî

Women Defend Rojava Madrid

Fonte: https://rojavaazadimadrid.org/carta-de-apoyo-a-las-mujeres-de-rojava-womendefendrojavamadrid/

Tradução > Sol de Abril       

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/04/13/rojava-uma-sociedade-que-nao-e-capaz-de-defender-sua-saude-e-cuidar-dela-nunca-podera-ser-livre/

agência de notícias anarquistas-ana

meio dia
dormem ao sol
menino e melancias

Alice Ruiz