[EUA] Vídeo | Antifascistas de Portland estão fazendo higienizadores de mãos para trabalhadores essenciais e moradores de rua

Por Samantha Swindler | 16/04/2020

A Mobilização Popular, ou PopMob, é provavelmente mais conhecida pelos Portlanders por suas atividades de contra-protesto contra grupos de direita. Eles foram manchetes mais recentemente por causa de sua festa de milkshake de 2019, depois que a polícia de Portland twittou uma alegação de que alguns dos milkshakes continham concreto – uma alegação que a PopMob discorda e que não tinha provas.

Agora, o coletivo de ativistas e antifascistas passou da fabricação de milkshakes veganos para o higienizador de mãos.

Os membros da PopMob, com a ajuda do Coletivo Médico Rosehip, já produziram mais de 9.500 garrafas, ou cerca de 225 galões, de higienizador de mãos caseiro para distribuir aos trabalhadores da linha de frente, ajudantes e moradores de rua. Eles têm uma pequena linha de montagem de voluntários, trabalhando seis dias por semana no espaço doado no Q Center, em North Portland, misturando e engarrafando o produto.

Effie Baum, porta-voz da PopMob, disse que garrafas grátis foram distribuídas para grupos como Sisters of the Road, Outside In, Meals on Wheels, Portland People’s Outreach Project e VOZ Workers’ Rights Education Project. Garrafas também foram distribuídas a motoristas da TriMet, entregadores, abrigos de violência doméstica e indivíduos que fazem trabalho de assistência social, disse Baum.

“Na verdade, é um passo lateral da nossa missão habitual”, disse Baum. “Entretanto, como vimos com esta pandemia, todos tiveram que fazer mudanças realmente drásticas em suas vidas… e para a PopMob, o que nós normalmente fazemos não é viável. Nós somos muito ativos em ser antifas e encorajar as pessoas a serem antifa no dia-a-dia, e uma grande parte do antifascismo é a defesa da comunidade e o apoio à sua comunidade. Esta foi uma forma de fornecer suprimentos para as comunidades que não tinham outra forma de obtê-los”.

Enquanto os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dizem que lavar as mãos com água e sabão é a melhor maneira de combater a propagação de doenças, algumas pessoas – como trabalhadores móveis ou pessoas sem moradia – não têm acesso imediato a essas coisas. Quando o sabonete não está disponível, o CCPD recomenda um higienizador de mãos com pelo menos 60% de álcool.

Mas se você está tentando encontrar uma garrafa de Purell agora mesmo, esqueça. As pessoas estão tendo que fazer as suas próprias.

O grupo começou fazendo um higienizador de mãos com gel de aloe vera e álcool para esfregar, ingredientes que eram impossíveis de encontrar em poucos dias após a produção. Desde então, mudaram para uma fórmula com etanol (que é um álcool), gel de xantana e glicerina.

Cerca de 10 voluntários regulares trabalham 4-6 horas por dia no que eles estão chamando de “Laboratório Q”. Todos usam coberturas faciais protetoras – nunca estão em falta no movimento antifa – e tentam manter distância.

O esforço tem sido financiado pela comunidade, com doações do GoFundMe ou diretamente através do site do Coletivo Médico Rosehip. A partir da manhã de quinta-feira, o GoFundMe arrecadou pouco mais de $9.000.

“Há muito poder no poder popular, na construção de comunidades”, disse Baum.

O Coletivo Médico Rosehip existe há 12 anos, prestando atendimento médico em protestos, mas também em acampamentos de desabrigados. Os grupos que gostariam de receber o higienizador de mãos podem enviar pedidos de suprimentos por e-mail para rosehipmedics@gmail.com.

Quem mais está fazendo higienizador de mãos em Portland? Destilarias.

Várias destilarias de licores que se dedicaram à fabricação e venda de higienizadores de mãos para órgãos públicos e estaduais. A Northwest Portland’s Freeland Spirits também está doando desinfetante para entidades sem fins lucrativos, como agências de serviço social, grupos de proteção animal e bancos de alimentos.

>> Assista o vídeo aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=d77M58BbhYYeature=emb_title

Fonte: https://www.oregonlive.com/coronavirus/2020/04/portland-anti-fascists-are-making-hand-sanitizer-for-essential-workers-homeless-residents.html

Tradução > Otchobi

agência de notícias anarquistas-ana

Borboletas mil
Multiplicando jardins
São flores aladas.

Francisco Ferreira