[Chile] Hackear a pandemia: Estratégias narrativas em tempos de COVID-19

Um vírus pôs em cheque o sistema econômico, social e espiritual hegemônico. A pandemia do COVID-19 conseguiu frear de repente a cotidianidade de uma parte do mundo, mas também deixou claro o alcance das desigualdades sociais e a enorme tendência à concentração da riqueza.

As grandes empresas escolhem os lucros, acima da saúde, os governos continuam suas políticas de despojo institucional, enquanto os meios de comunicação impulsionam o medo e uma narrativa apocalíptica. Os sistemas de opressão querem fazer-nos pagar a continuidade de sua existência com nossas vidas.

O presente documento é parte de um exercício de síntese e sistematização das narrativas dominantes que passaram por nosso radar e vimos reproduzir-se em tempos de pandemia, também estão os anticorpos, as reflexões, discussões e sonhos com os quais nos cruzamos nas últimas semanas. Esperamos que sirva para iniciar uma reflexão coletiva: O que é que este momento requer de nós?

Como narradores, conta contos, artistas, comunicadores, radialistas, jornalistas, hackers culturais, temos uma responsabilidade sumamente importante na crise estendida que se avizinha: fazer do radical um sentido comum, criar relatos que rachem os muros, que abram a imaginação para criar outros futuros possíveis.

>> Para baixar a publicação, clique aqui:

https://lapeste.org/wp-content/uploads/2020/04/Hackear-la-Pandemia-v-1.1.-Estrategias-Narrativas-en-Tiempos-del-COVID-19-HackeoCultural.-Abril-2020.pdf

Tradução > Sol de Abril

agência de notícias anarquistas-ana

Neste bosque urbano
árvore feita em concreto
– meu corpo estremece.

Eolo Yberê Libera