[Chile] Uma pandemia chamada autoridade

Compilado anarquista e outros textos sobre o Covid-19, o controle social e a crise permanente do capital (janeiro – março 2020)

A p r e s e n t a ç ã o

Este compilado nasce da necessidade de reunir pontos de vista de diversos companheires e alguns textos que consideramos pertinentes para aprofundar a crítica ao fenômeno social da pandemia do coronavírus, além de apontar à prática, em uma sociedade de controle cada vez mais violenta e uma crise que manifesta novamente o fracasso da sociedade capitalista. O propósito é constituir perspectivas anárquicas/antiautoritárias em uma realidade onde a informação é isolada, superficial e tecnocrata, e que é resguardada para instituições, onde os discursos flutuam entre a social-democracia e posturas ecofascistas, racistas e patriarcais, outorgando mais poder aos aparatos repressivos, gerando discursos fragmentários que se perdem entre tanta letra, entre a condição evasiva do mundo virtual, onde se desconectam as práticas e análises das resistências contra o novo modelo de controle social.

Por outro lado a informação está ao alcance da mão, onde só se decidiu compilá-la para propor um mapeamento geral dos acontecimentos e análises desde distintos enfoques e experiências sobre o vírus, e propor perspectivas que assinalem à autoridade como principal responsável da miséria social, da devastação dos ecossistemas, seja capitalista ou estatal. Além da necessidade do autocuidado e a constituição de laços em um contexto cada vez mais difícil para qualquer forma de vida. Não se trata de ser especialistas nem tecnocratas, se trata, antes, de constituir maneiras de resguardo, enfrentamento e estratégias de ação, de gerar perguntas e aprofundamentos sobre uma realidade que tem muitas arestas, mas que não abranda o caráter explorador da civilização do capitalismo, como tecnomundo, como controle social e mental.

Os textos provêm de diversas origens, como webs anarquistas, foros, jornais. Vários deles se produzem no desenvolvimento mesmo dos acontecimentos, outros se centram nas possíveis consequências e causas do fenômeno, e diversos tipos de enfoques em sua dimensão devastadora, tanto prática como social, além de guias de autocuidado feitos por companheires. É evidente que pode sobrar ou faltar material, e há vasta informação e pontos de vista que podem se seguir aderindo. Mas o importante é sugerir um, certamente incompleto, mapeamento atual sobre os últimos acontecimentos sobre a pandemia tanto em sua análise como a multiformidade de enfoques que estão se realizando, que sirva como material de apoio agitativo, para refletir e decidir-se a constituir formas de vida horizontais e de respeito com a natureza, compreender que estamos em uma situação onde o apoio mútuo é capaz de vencer a paranoia, onde o autocuidado e autonomias são fundamentais para seguir adiante entre compas e próximos, em que não estamos sós nem o estaremos nunca na luta contra toda forma de controle, para a necessidade de passar à ação contra o sistema de dominação, aprender criticamente sobre o que está acontecendo, e não menos importante: aguçar a luta permanente contra toda miséria autoritária.

O livro está dividido por temáticas que em muitos casos podem se confundir, mas é para dar uma estrutura pensando nos leitores, e que seja mais ágil na busca. Os textos de análises englobam grande parte da extensão devido a que é o que mais encontramos, e também para visualizar as diferentes posturas que foram se desenvolvendo a medida que evolui a crise e os estados de exceção.

Por ultimo, o livro não tem como propósito erigir uma verdade sobre a significação de todas as variantes do conflito, tampouco existem respostas claras que se interpretem da mesma maneira. Seu objetivo, antes, é propor, evidenciar e refletir sobre algumas posturas desde uma iniciativa individual com arranjo coletivo, e abrir perguntas com fins práticos e contrainformativos para o enfrentamento contra a autoridade e outros vírus na crise permanente do capital, e sobretudo, pela expansão da anarquia.

Abaixo os muros dos cárceres!

Solidariedade e apoio mútuo contra paranoias e pandemias!

Contra a miséria a rebelião!

Viva a anarquia!

Alguns anarquistas

>> Para baixar, clique aqui:

https://www.mediafire.com/file/cy9slhw8a0edny1/Una_pandemia_llamada_autoridad.pdf/file

lapandemiaeslautoridad.noblogs.org

Tradução > Sol de Abril

agência de notícias anarquistas-ana

sementes de algodão
agora são de vento
as minhas mãos

Nenpuku Sato