[Chile] Que a raiva te organize

Como era de esperar, o governo implementou medidas para tirar proveito da crise sanitária. Não nos surpreende nada, é o que fizeram desde sempre. Algumas das últimas leis que aprofundam a desigualdade e a precarização são a da suspensão laboral, ou mal chamada “Lei de proteção ao emprego”, que deixa aos empregadores a faculdade de suspender as relações laborais sob o pretexto do Covid-19. Também está a demissão eletrônica que supostamente é para agilizar o trâmite de término de relação laboral, mas, na prática deixa de lado importantes direitos laborais, como, não permitir aos trabalhadores a reserva de direitos ante o desacordo da demissão do empregador; permitir aos empregadores desligar-se do pagamento salarial e aparte, permite a implementação de demissões massivas sem direito a reclamações.

O capitalismo utilizou todos os seus truques para salvaguardar seus próprios interesses e tirar proveito dos mais necessitados, utilizando como carne de canhão aos trabalhadores, demonstrando uma vez mais que para eles somos um número a mais, ainda que nos custe a vida e nosso tempo.

Já que as elites estão buscando novos métodos de exploração, nós também devemos buscar novas, melhores e mais contundentes formas de luta e organização.

Não é nada novo o sacrifício dentro do sistema no qual vivemos, por isso, agora devemos intensificar a propaganda anarquista, demonstrando que existem diferentes formas de nos organizarmos como sociedade. Quando a gente fala sobre a normalidade devemos recordar-lhes que a normalidade era viver em crise. São momentos para avançar em diferentes formas de apoio mútuo e solidariedade, desenvolvendo a desobediência e a auto-organização, para demonstrar que não buscamos a normalidade, mas que buscamos a emancipação dos e das explorados e exploradas, a abolição do Estado e das classes sociais, com a ajuda de todos, por meio do trabalho, do esforço individual e coletivo. Queremos o máximo bem estar, respeitando a liberdade e a personalidade de cada ser humano.

Por tudo isto dizemos: Não te rendas e que a raiva te organize!!

Sindicato de Ofícios Vários de Santiago

Tradução > Sol de Abril

agência de notícias anarquistas-ana

Todos dormem.
Eu nado na noite que
entra pela janela.

Robert Melançon