[Espanha] CNT Comunidade de Madrid | 1º de Maio: Grande manifestação virtual

Horário: 18h00 – Canal do Youtube:  CNT Comarcal Sur

Os sindicatos da Confederação Nacional do Trabalho da Comunidade de Madrid convocam de maneira online para este 1º de Maio devido ao alerta de saúde que está afetando atualmente toda a sociedade e o mundo. Apesar das medidas de saúde pública, a responsabilidade coletiva dos trabalhadores no cuidado comunitário e apoio mútuo em nossos locais de trabalho, bairros e todas as áreas sociais está muito presente. Neste 1º de Maio vamos reivindicá-lo mais juntos do que nunca, contando com a participação de vários grupos e organizações sociais e de trabalhadores que atualmente enfrentam as grandes dificuldades socioeconômicas que esta crise de saúde está causando.

Vamos contar com o jornalista Manu Tomillo, que será o fio condutor do encontro. O Coordenador de Habitação de Madrid (PAH, Sindicato de Inquilinas e assembleias de casas) estará presente no evento, que convocaram a primeira greve de inquilinos desde a Transição e enfrentando atualmente especuladores do mercado imobiliário e habitacional. Estaremos também acompanhados pelas/os membros das plataformas de entrega domiciliar Riders x Direitos, que em meio à crise de saúde viram seus índices de trabalho reduzidos, acrescentando mais precariedade à situação de exploração em que vivem por serem falsos autônomos com essas plataformas. As/os camaradas do Sindicato de Ambulantes em Madrid, que veem sua situação de trabalhadores irregulares piorar porque não têm direitos trabalhistas ou acesso justo à cobertura e aos recursos públicos em meio à crise. A partir da Coordenação Anti-privatização da Saúde Pública em Madrid, eles vão falar sobre como os trabalhadores da saúde estão trabalhando em péssimas condições, o que tem destacado a fragilidade do sistema de saúde pública, devorada pelos cortes e entregue ao capital privado.

De forma transversal, a diferença de gênero é ainda mais acentuada nesta situação, tornando as mulheres a parte “invisível” desta crise, estando à frente de todos os setores relacionados com a assistência social, a saúde ou os serviços e que estão colocando sobre a mesa o papel essencial do cuidado e da solidariedade comunitária. Portanto, teremos a presença das Mulheres Livres de Madrid para falar de direitos em um feminismo de classe e reivindicativo. Os estudantes estão vivendo uma situação inédita e a Federação Estudantil Libertária vai mostrar que não é apenas uma crise educacional e que as desigualdades sociais e econômicas também estão presentes quando se estuda de casa. Outro serviço essencial hoje em dia é o de informação. Um setor de trabalho precário como o Cultural, que nestes dias tem estado desprotegido por serem falsos freelancers, bolsistas ou colaboradores e que em muitos casos nem sequer têm podido exercer sua profissão devido à pressão policial da quarentena. Isto nos será dito pela Seção de Imprensa e Mídia da CNT Madrid. O evento será encerrado pela Secretaria de Organização da Regional Centro da CNT, que colocará em cima da mesa a importância da organização agora, mas especialmente nos próximos meses, quando a crise de saúde dará lugar a uma das maiores crises econômicas e sociais da história.

Há quem aponte grandes oportunidades econômicas para a recuperação e reestruturação do que será a sociedade por um tempo, ainda indefinido, após esta crise de saúde. Os mercados, os grandes capitais, o sistema financeiro e os empregadores vão nos apertar mais uma vez ou o necessário para que nós, as e os trabalhadores, sejamos novamente os que suportamos o peso das “perdas” econômicas. Já conhecemos sua receita da crise anterior do sistema financeiro, as consequências são agora mais claras do que nunca. Não vamos passar por isso novamente. A classe trabalhadora, todos aqueles que vivem do nosso trabalho e não da especulação ou da exploração dos outros, assim como as e os excluídos de uma forma ou de outra do direito ao trabalho, devem fortalecer a solidariedade, a organização e a mobilização para que juntas coloquemos nossos interesses, nossas necessidades, demandas e direitos acima da investida do capital.

Agora, mais do que nunca, todas nós para os sindicatos.

Aos sindicatos, companheiras!

Aos sindicatos, companheiros!

CNT Comunidade de Madrid (Madrid, Comarcal Sur, Sierra Norte, Fuenlabrada e Aranjuez)

cnt.es

Tradução > Liberto

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/04/29/espanha-1o-de-maio-a-classe-trabalhadora-e-o-coracao-do-mundo-nao-vamos-ficar-em-silencio/

agência de notícias anarquistas-ana

pardal no fio
ouve o telefone
mas não dá um pio

Carlos Seabra