[Rojava] Şîfa Jin: “Não há nada que cure mais que a liberdade”

Şîfa Jin é um centro de cura para mulheres e crianças que querem mudar a perspectiva da saúde e querem liberar as mulheres e a sociedade, e funciona em JINWAR.

A saúde joga um papel importante em nossas vidas e ao mesmo tempo reflete a situação de nossas sociedades. Em uma entrevista com Merivan, que faz parte do novo centro de cura Şîfa Jin, Mulheres defendem Rojava” falou sobre as ideias e os primeiros passos do novo centro de saúde e cura em Jinwar. O centro abriu como um novo projeto da aldeia de mulheres e é uma parte importante na construção de uma vida livre e comunitária para mudar o mundo enquanto se vive a vida cotidiana.

Jinîfa Jin é um centro de saúde e cura para mulheres e crianças baseado na medicina natural e moderna, e tem sido uma parte fundamental da aldeia desde o começo da construção de Jinwar. Além de todas as demais áreas de nossas vidas, queremos organizar e dar forma a nossa atenção médica e, portanto, também ser um exemplo para todos os lugares onde as mulheres buscam alternativas aos sistemas de atenção médica anteriores.

Durante os últimos meses fizemos todos os preparativos, com muito trabalho e esforço, assim como com muita antecipação, para poder abrir oficialmente Şîfa Jin em 4 de março no marco da semana de ação pelo 8 de março dia internacional da Mulher Trabalhadora. Nesse belo dia de primavera, centenas de mulheres vieram a JINWAR.

Jinîfa Jin foi inaugurada cerimonialmente pelas Mães do Conselho dos Mártires e dedicada a todos aqueles que, através de sua luta e com suas vidas, nos permitiram nos unirmos neste dia e celebrar juntos este importante evento. Nosso objetivo é mudar a visão da sociedade sobre a saúde e seguir as ideias de uma sociedade democrática, ecológica e liberada pelas mulheres.

“…o problema de saúde da sociedade é um tema delicado. Os alicerces, a existência e a liberdade da sociedade que não podem proteger a saúde por seus próprios meios estão ameaçados ou se perdem por completo. A dependência da saúde é um indicador de dependência geral. Uma sociedade que resolveu os problemas de saúde física e mental está em mãos da liberação…”, Abdullah Öcalan

Ao longo da história, as mulheres jogaram um papel importante no campo da saúde. Coletaram e transmitiram o conhecimento curativo e o desenvolveram e aplicaram a serviço da sociedade, cuidando também da saúde da sociedade. Queremos continuar esta história e, ao mesmo tempo, permitir que as mulheres assumam um papel ativo no campo da saúde e da medicina.

O objetivo de Şîfa Jin já está acontecendo: há muitas mulheres nos arredores que querem vir e aprender, porque escutaram que isto poderia ser possível. Ainda têm algumas conexões com a saúde. Como todas as mulheres, temos algumas conexões porque foi um grande papel que tivemos no passado. Na medida em que tenhamos superado esta situação com o Coronavírus, diversas mulheres jovens virão e aprenderão enquanto trabalham conosco. Será este tipo de lugar onde as mulheres aprenderão e se fortalecerão juntas. Estamos muito contentes por que diversas mães disseram: “Quero enviar meus filhos ali para aprender”.

Muitas mulheres que já vieram compartilham seus conhecimentos sobre a saúde e a medicina natural, para que junto com todas as mulheres possamos desenvolver novas formas de cura e melhorar nossa saúde. Ao mesmo tempo, também queremos conhecer a situação de saúde em torno a Jinwar, para que possamos compreender melhor que tipo de influências há na saúde das mulheres e das crianças, a fim de desenvolver métodos de tratamento neste sentido. Nossa saúde é um espelho de nossa sociedade e nossas condições de vida. Quando as relações entre nós e nosso entorno, as pessoas e a natureza estão fora da balança, isto também influi em nossa saúde.

Até onde se esperava, os problemas que levaram as mulheres à clínica estavam relacionados com seu papel em sua casa, seu papel dentro da sociedade e também com o tipo de vida que tinham. Muitas delas vieram porque tinham dor em diferentes partes de seus corpos relacionadas com os trabalhos que realizam em casa. Vieram porque tem dor de cabeça ou dor de estômago que estão muito relacionadas com o estresse. Sua vida gira ao redor de seu esposo e das necessidades dele e dos filhos. E como as mulheres se ocupam de todos e ninguém se preocupa com elas, ou não importa o que lhe está acontecendo. Lhes perguntamos e disseram: “sim, claro que há muito trabalho em casa. Há muita pressão sobre mim”.

E de repente vais a um lugar onde as pessoas se concentram no que está acontecendo contigo e onde te tratam muito bem e te escutam e querem que te sintas melhor. E estão falando de coisas diferentes e se entendem porque são mulheres. Estes sentimentos que vem neste momento já estão te curando, porque por um momento te sentes relaxada. De repente, uma pequena porta se abriu durante uns minutos e vês que há outras coisas e começas a entender. Há tensões que desaparecem porque começas a entender. Dizemos que entender é liberdade. E, claro, não há nada mais curativo que a liberdade. Nosso corpo se sente melhor. Nosso coração, nossa mente se sente melhor.

Nosso papel não é só o tratamento que brindamos, mas que podemos criar este momento dentro da clínica porque já é significativo por si mesmo, e isto é bom para elas e para nós. Jinîfa Jin é um lugar onde somos só mulheres, relacionando-nos. Um lugar onde construímos relações, onde falamos sobre a vida, sobre nossas experiências, sobre nossa dor. Tudo isto fortalece a unidade entre as mulheres. E as mulheres que vieram também sabem que podem voltar novamente, e que há mulheres que as esperam. Passaram algumas semanas e voltaram felizes a suas casas e isso nos faz felizes também. Uma mulher nos disse outro dia: “Talvez devesse vir viver aqui com vocês”. É a oportunidade e a opção para as mulheres, de sair da casa, relacionar-se com outras, com diferentes tipos de mulheres. As mulheres curdas estão trabalhando aqui, mas também vem mulheres árabes e também fomos à aldeias árabes. O tema não é se es árabe ou curda ou… mas que sejas mulher.

Somos seis mulheres trabalhando em Şîfa Jin. Estas primeiras semanas trabalhamos juntas todos os dias durante muitas horas. Alguns dias foram mais tranquilos, alguns dias bastante ocupados. Estamos muito contentes porque a equipe está trabalhando muito bem. Duas de nós somos idosas, e as outras são muito jovens e não tinham trabalhado antes no campo da saúde, ou inclusive fora de suas casas. Assim que é realmente agradável ver como todas estamos envolvidas no trabalho, como passamos mais horas do que se supõe que devamos estar na clínica e como realmente queremos que o projeto cresça. Damos nossa disponibilidade ao projeto, porque não é só um trabalho. E estamos melhorando a cada dia.

E as mulheres dizem: “Estamos chegando à aldeia de mulheres e não queremos ir a outro lugar. Isto é muito especial, porque é um centro de cura para mulheres e crianças que quer mudar a perspectiva da saúde e quer liberar as mulheres e a sociedade e está em Jinwar. Isto é algo muito importante. Jinîfa Jin não seria o mesmo se estivesse em outro lugar. Está dentro de Jinwar. As mulheres que vem aqui, vem a Şîfa Jin e vem a JINWAR. Isto é muito importante e dá um grande significado à clínica e a tudo o que está acontecendo aqui. Porque ao final Jinwar não são só as mulheres que vivem aqui. São todas as mulheres que estão ao redor e estão conectadas com o povo. Isto também é Jinwar”.

Fonte: https://lascomadrespurpuras.com/jinifa-jin-no-hay-nada-que-cure-mas-que-la-libertad/

Tradução > Sol de Abril

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/04/13/rojava-uma-sociedade-que-nao-e-capaz-de-defender-sua-saude-e-cuidar-dela-nunca-podera-ser-livre/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/04/08/rojava-carta-da-kongra-star-para-as-pessoas-e-mulheres-na-italia/

agência de notícias anarquistas-ana

Menina na praia
Grande sonho realizado
Mergulho gostoso.

Giovana dos Santos Onorio – 14 anos