[Europa] Declaração Transnacional sobre a Luta de Migrantes em Tempos de Pandemia

Collectif des Travailleurs Sans-Papiers de Vitry | Coordenação Migranti Bologna

Durante esses meses de pandemia, não paramos de combater o racismo e a exploração. Estamos protestando contra as condições de vida miseráveis em centros de recepção e detenção, em foyers e em campos onde estamos mais expostos que outros ao risco de infecção. Muitos de nós nos recusamos a ir ao trabalho sem proteção. Outros estão retornando aos seus países. Outros estão fugindo dos acordos pelos quais os governos tentam fornecer às empresas mão-de-obra descartável. Muitos estão em greve nas fábricas e armazéns não só na Europa, mas também naqueles que têm cidadania. As regularizações ou demandas por mão-de-obra dirigida apenas aos refugiados que alguns países, como Portugal e França, colocaram (para todos ou apenas para alguns) com o objetivo de colocá-los para trabalhar nos campos, os voos fretados que foram organizados para trabalhadores sazonais, os corredores especiais para trabalhadores agrícolas ou de cuidado e as anistias anunciadas por vários governos para atender às necessidades de produção, não são a solução para nós. Não queremos um papel que legalize o direito de nos explorar: queremos liberdade de movimento, liberdade do racismo institucional e da exploração. Nossa vida não pode depender da ligação entre documentos, trabalho e família.

A pandemia global está mostrando que enquanto o trabalho dos migrantes é considerado essencial, a vida das mulheres e dos homens migrantes não parece ser. Nós, os migrantes, podemos ser deixados para morrer no mar ou nos portões da Europa, podemos ser trancados em centros de detenção ou recepção, podemos ser demitidos e perder documentos, podemos ser deixados na rua sem casa, mas o trabalho dos migrantes é constantemente exigido para cuidar de idosos, crianças e doentes, para limpar casas e escritórios, para colher frutas e verduras antes que apodreçam nos campos, para manter fábricas e armazéns funcionando onde a produção está correndo para recomeçar. Na Europa, como em outras partes do mundo, os Estados estão usando a pandemia para reduzir o trabalho migrante a um instrumento lucrativo, pronto para ser transferido para onde for necessário e apenas pelo tempo necessário. Nossas vidas só são válidas se enriquecermos alguém que não seja nós: é o que dizem as leis nacionais de imigração, as políticas europeias e os acordos internacionais.

Hoje, mais do que nunca, nossas lutas não podem parar dentro das fronteiras e das leis nacionais, que nos obrigam a depender dos empregadores, da renda e da reunificação familiar. É por isso que devemos quebrar o isolamento de nossas lutas: nós, que cruzamos fronteiras e as desafiamos todos os dias, não podemos depender dos cálculos dos governos. No passado nós nos levantamos e protestamos na França, Itália e outros países europeus. Agora que os Estados europeus concordaram em intensificar a exploração do trabalho migrante e o racismo institucional que o sustenta, devemos ser capazes de falar a uma só voz ainda mais. Para aqueles que vivem há anos com autorização de residência, para aqueles que ainda estão indocumentados após anos, para aqueles que vão perdê-los por causa da pandemia, para aqueles que acabam de chegar e que têm seu pedido de asilo negado, para aqueles que são confrontados com a violência nas fronteiras dentro e fora da Europa, para aqueles que sofreram e estão sofrendo violência sexual nos campos na Líbia, queremos uma autorização de residência europeia ilimitada e incondicional, que não dependa da família, da renda e do trabalho. Contra as políticas racistas que exigem de nós trabalho que é sempre essencial, enquanto nossas vidas podem ser sempre sacrificadas, é hora de nos organizarmos além fronteiras: é hora de afirmarmos nossa liberdade contra a exploração.

Fonte: http://www.laboursolidarity.org/Declaracion-transnacional-sobre?lang=es

Tradução > Liberto

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/05/01/franca-coletes-negros-autodefesa-imigrante-apenas-a-luta-dara-os-documentos/

agência de notícias anarquistas-ana

Porque não sabemos o nome
Tenho de exclamar apenas:
“Quantas flores amarelas!”

Paulo Franchetti