[Grécia] Atenas, 3 de junho: Todos para a embaixada dos EUA

SOPRO DE LIBERDADE DA AMÉRICA À GRÉCIA

Um vídeo circulou ao redor do mundo: M. Chauvin, um policial acusado de violência racista dezenas de vezes no passado, pisou na cabeça do proletário negro George Floyd com sua bota, matando-o.

O assassinato estatal de Floyd foi o gatilho para a eclosão de uma rebelião que se espalhou por muitos dos estados da América e continua até hoje. “I can’t breathe (Não consigo respirar)”, gritam aqueles que se rebelam, reproduzindo as últimas palavras de Floyd. Com mais de 100.000 mortes e mais de 40 milhões de desempregados durante a pandemia, em condições de extrema desigualdade socioeconômica e pobreza, amplo controle de armas e racismo institucionalizado, a eclosão de protestos em massa e conflitos armados é a manifestação da competição social das últimas décadas. Mais mortos no campo de batalha, manifestantes e policiais. Nesta guerra social, os EUA declaram nas cidades uma situação de “emergência”, alertam os militares e alistam fascistas brancos nas ruas, enquanto proletários negros reúnem suas comunidades, sua sede de justiça social, e luta comum com solidariedade.

Alguns meses atrás, no Chile, eles escreveram: “não voltaremos à normalidade, porque a normalidade é o problema”. O vídeo do assassinato a sangue frio de Floyd vindo da bota do poder capitalista é chocante, mas todos sabemos que ele captura a normalidade da violência capitalista e de seus corpos policiais em todo o mundo, da América à Grécia: Alexis Grigoropoulos, Jacques Kostopoulos, imigrantes e refugiados em Evros, nas ilhas, no centro das metrópoles, todos eles assassinados pelo Estado grego. Porque o Estado grego é uma miniatura do Estado americano: se os EUA entraram na história por suas operações de guerra no Oriente Médio e na África, por sua intervenção terrorista na América Latina, pelo papel da “polícia global” através dos últimos anos, eles estão simplesmente fazendo o que qualquer Estado capitalista desenvolvido gostaria de fazer, e a Grécia, que participa com seus próprios poderes e pelos seus próprios interesses capitalistas em operações de guerra no Oriente Médio e na África, é também uma polícia no Sudeste do Mediterrâneo, enchendo seu território com campos de concentração de imigrantes, ao mesmo tempo em que se protege em casa contra os “inimigos do povo”, os trabalhadores, os imigrantes e a maioria social oprimida. Da América à Grécia, a recuperação capitalista da crise exige uma nova “unidade nacional”, uma nova legitimidade da guerra social dos patrões em nossa direção.

É por isso que queremos resistir ao racismo institucionalizado e ao ódio de classe de todo Estado-Nação capitalista que é direcionado à maioria social dos oprimidos com solidariedade anti-guerra e internacionalista. Estamos cheios de esperança e vida pelo círculo de revoltas que eclodiram após 2008, a “Primavera Árabe”, as greves, os movimentos sociais, o novo ciclo de revoltas que eclodiram pouco antes da chegada do “Covid-19”, na França, Equador, Chile, Líbano, Colômbia e outros lugares. Estamos cheios de vida e esperança pelas multidões oprimidas que inundam as ruas reivindicando seus direitos, descobrindo seus corpos coletivos e forçando os Estados capitalistas – que estão em uma tripla crise econômica, de saúde e social a de 2020 e a de 2008 – a responder cada vez mais violentamente, cada vez mais reativamente, enquanto procuram novos métodos de integração e controle da resistência social. “We can’t breathe”: essas últimas palavras finalmente identificam os oprimidos de todo o mundo, que sufocam na normalidade capitalista.

Fonte: https://athens.indymedia.org/post/1605449/

Tradução > A. Padalecki

agência de notícias anarquistas-ana

Hoje não me alegram
as amendoeiras do horto.
Me lembro de ti.

Jorge Luis Borges