[Grécia] Fascismo na universidade – Atenas

DESLIGAMENTO DO SERVIDOR ESPIV.NET

Viva companheiros e companheiras!

Gostaríamos de informá-los sobre os desenvolvimentos mais recentes acerca do desligamento do servidor.

A informação que recebemos é que o servidor ficou fora de acesso, após uma ordem oral do reitor da Universidade Panteion – para a seção de informática da mesma, por ocasião de uma denúncia sobre pirataria digital.

Mais especificamente, essa reclamação dizia respeito a dois títulos de livros que foram enviados em formato pdf para uma das centenas de blogs hospedados pelo servidor. Tentamos imediatamente entrar em contato com as autoridades da reitoria e elaborar uma solução, desejando recuperar o acesso ao conteúdo dos blogs o mais rápido possível.

O servidor, que hospeda 850 blogs, está localizado na Universidade Panteion desde o início do projeto Espiv em 2008. De tempos em tempos, surgiam problemas e até agora conseguimos superá-los e manter o servidor no local, na universidade pública de Atenas (Grécia).

Entendemos que muitas coisas mudaram nos últimos 12 anos e, de tempos em tempos, discutimos as reais condições sob as quais o projeto Espiv continua a operar. No entanto, é nossa intenção e desejo manter o servidor no lugar, com todos os coletivos políticos e trabalhistas, assembleias de bairro e projetos auto-organizados hospedados nele.

As nossas repetidas tentativas de receber uma resposta clara das autoridades da reitoria caíram em ouvidos surdos. Na quinta-feira, 28 de maio de 2020 (uma semana após o desligamento), recebemos informações de que o reitor encaminhará a nossa questão para o próximo conselho do senado da Universidade Panteion, desconhecendo-se quando será realizado.

Não se pode ser supersticioso ou ingênuo demais acreditando que tudo isto se deve ao aumento das tarefas acadêmicas.

Afinal, a ordem de comando para desligar o servidor foi dada de maneira impressionante rápida.

Com as universidades ainda fechadas e após um bloqueio de dois meses, as condições foram consideradas as favoráveis para adicionar a infraestrutura de outro movimento à longa lista de ocupações e projetos suprimidos recentemente. Uma escolha que expande a repressão ao campo da Internet, impondo a normalidade das mídias sociais, delatores digitais e gravação e vigilância de qualquer informação circulada na Internet, mostrando novamente que o papel de polícia pode ser desempenhado bem por todos os tipos de reitores e funcionários do Estado. A escolha de suprimir uma infraestrutura que apoie a expressão de dezenas de coletivos dentro do movimento antagonista só pode encontrar a nossa oposição.

Informaremos vocês sobre quaisquer outros desenvolvimentos e mobilizações.

NENHUMA TENTATIVA ARBITRÁRIA PARA AMORDAÇAR A LIBERDADE DE EXPRESSÃO POLÍTICA FICARÁ SEM RESPOSTA

NEM UM PASSO ATRÁS

A equipe de administração do espiv.net

Tradução > Liberdade à Solta

agência de notícias anarquistas-ana

À cotovia,
Que canta sem cessar,
O dia inteiro não basta.

Bashô