[Chile] Coletânea Anticarcerária – “Rompendo Correntes – Vol. 3”

A música é uma arma tão poderosa quanto qualquer instrumento da nossa crua realidade, mas se torna ainda mais poderosa quando se transforma em uma arma de confronto de classe e é usada para libertar” – Marcelo Villarroel, prisioneiro político libertário.

Entendemos a prisão como um centro de extermínio humano e de aniquilação mental e física de pessoas que não se encaixam nas engrenagens de um sistema administrado pelos poderosos, um local de confinamento e punição para todxs aquelxs que ousam ir contra os interesses econômicos e o funcionamento normal do sistema político vigente.

Hoje existem nas prisões do estado fascista chileno um grande número de presxs políticos mapuche, presxs da guerra social e devido aos protestos que ocorrem desde 18 de outubro. Aqueles que administram o poder político vem tentando deter esse movimento insurgente e espontâneo através da força dos organismos repressivos estatais, mais de 35 assassinadxs, mais de 450 pessoas com ferimentos oculares, diversas torturadas e abusadas. Já somamos por volta de 2000 presxs políticxs.

A difusão pelos meios de comunicação dos abusos de poder que estão acontecendo é difícil, sabemos muito bem que os meios de desinformação de massa respondem aos interesses da burguesia; nesse sentido, devemos recorrer à mídia contrainformativa para difundir essa realidade existente.

O terceiro volume da coletânea Rompiendo Kadenasassim como os dois anterioresnasce a partir da iniciativa de entender a música como arma de confronto, de protesto, divulgação, apoio e solidariedade às denúncias apresentadas por milhares de companheiros.

A primeira coletânea Rompiendo Kadenas (2013) reuniu bandas de Temuco a Puerto Montt. O segundo volume (2016) reuniu bandas de todo o Chile. Este terceiro volume, com a intenção de quebrar as barreiras comunicacionais e ter maior visibilidade e difusão, tambéincluiu bandas irmãs estrangeiras.

Bandas participantes / música / país:

– Accidente – Vuestra voz (España)

– Altoids – Cuando ya se pone el sol-con Carlos Animal, Non Servium (Santiago, Chile)

– Autonomia – Un pueblo Una esperanza (Peru)

– Balas – Antifascista (España)

– CNI – Nosotros no somos la respuesta (Santiago, Chile)

– Ekidad – Descarga (Peru)

– KOP – No te rindas (España)

– Lira Libertaria – Arrasar los barrios de los ricos (Santiago, Chile)

– LUA – Nos queremos vivas (España)

– Lumpen Oi! – El otro nombre de Chile es traición (Copiapo, Chile)

– Niñx Debacle – Malditxafueramalditxadentro (Santiago, Chile)

– Oi! The ratas – No tenemos futuro (Osorno, Chile)

– Vida Negra – tras las rejas (Puerto Montt, Chile)

– Zkopetazo – Fuga (Temuco, Chile)

Agradecemos aos companheiros do pavilhão 14 da prisão de Santiago 1 que fizeram com seus punhos e letras o design da capa do álbum, às bandas e a todxs que, de uma maneira ou de outra, apoiaram a realização deste terceiro volume que estará disponível para download em diversas plataformas a partir do dia 14 de junho.

Gritos de rebeldia, solidários e insurgentes que anseiam pela liberdade dos companheiros presxs, gritos de rebeldia que acompanham e levam à construção de novas formas de se relacionar, fora do âmbito das hierarquias e da exploração.

Pela liberdade de todxxs presxs políticxs!

Até destruir o último bastião dessa sociedade Karcerária!

Nem culpadxs nem inocentes, solidariedade antiautoritária permanente, em cumplicidade fraterna até a libertação total!

Ação Antifascista Puerto Montt

>> Para ouvir a coletânea:

https://www.youtube.com/watch?v=jSJytDcI6BA

Tradução > Mauricio Knup

agência de notícias anarquistas-ana

O plantador de nabos,
Apontando com um nabo,
Ensina o caminho.

Issa