[Caxambu-MG] Vaquinha virtual para lançar o livro “A Ecologia da Liberdade”, de Murray Bookchin

Uma obra essencial para entender a relação entre sociedade, ecologia e anarquismo

Murray Bookchin foi um dos primeiros acadêmicos que começou a unir a sociedade com o meio ambiente. É reconhecido mundialmente como alguém que popularizou o conceito “ecologia social” no planeta. Desde os anos ’60 começou a se interessar sobre o assunto e foi publicando vários livros sobre o tema. Em “A Ecologia da Liberdade” demonstra sua ampla cultura, erudição e conhecimento sobre o assunto, o que o torna uma referência essencial, não só nos âmbitos universitários.

De sua formação marxista evoluiu a visões libertárias, focalizando no anarquismo e sua relação com a ecologia. O maior exemplo de sua influência se dá na revolução do povo kurdo em Rojava.

Nesta obra dá uma bem fundamentada visão da evolução humana desde tempos pré-bíblicos, passando por pensadores, filósofos, ativistas sociais, utopistas, religiosos, anarquistas, etc., até chegar nos anos ’80, quando publicou este livro. Apresenta sua forma de entendimento do patriarcado até sua evolução que resulta no capitalismo como hoje se apresenta. Simplificando, poderíamos dizer que apresenta a Evolução do Pensamento Social e Ecológico na história da humanidade.

Se hoje, com muita resistência e atraso, está se começando a aceitar e estudar a evidente relação do ser humano e a sociedade da qual faz parte com a ecologia de nosso planeta, nas faculdades de Ciências Sociais, sem dúvida se deve ao trabalho deste pioneiro.

“A Ecologia da Liberdade” é seu principal livro e com imensa satisfação venho oferecê-lo ao público brasileiro visando compensar meu trabalho de tradução e edição. O valor total da meta desta vaquinha não visa lucro e sim a difusão dessa preciosidade em nossa terra.

Para que estou fazendo esta Vaquinha

Nem preciso me referir ao problema econômico-financeiro pelo qual estamos passando devido à pandemia. É algo que nos afeta a todos nós e dá pra entender a procura de outras formas, diferentes das acostumadas, para tentar amenizar a situação.

Acho que no meu caso é pior, porque não recebo uma só encomenda há coisa de um ano. Salvei um tanto com a Feira Anarquista da Lapa-São Paulo, em novembro passado. Mas a recessão já estava se mostrando desde muito antes de aparecer o vírus e o resultado ficou aquém do esperado.

Começos de setembro detonou minha impressora, fiel companheira durante três anos e meio. Comprei outra, modelo novo, mas essa nem papel reciclado conseguia imprimir. Só deu problemas e decidi vender [ainda estou pagando]. Sem condição de comprar outra.

Foi então que decidi fazer uma vaquinha online para a compra de uma boa impressora. O livro do Bookchin me parece um bom produto para incentivar sua colaboração.

Também preciso comprar papel e tinta para produzir os livros que entregarei depois de fechada esta vaquinha.

Ernesto Kramer

>> Mais informações, clique aqui:

https://www.kickante.com.br/campanhas/ecologia-da-liberdade-lancamento?fbclid=IwAR35M6wYgB3cZJkLUjNJGFgZOxAymQ8ZdVLtgOKgdMo8hmnZpw3ydRl0P

>> Página no Facebook:

https://www.facebook.com/Ecologia-da-Liberdade-100625998382877/?modal=admin_todo_tour

agência de notícias anarquistas-ana

no arco-íris
os sonhos coloridos
a chuva leva

Núbia Parente