Agitação crescente contra o governo de direita com intenções autoritárias, neoliberais e nacionalistas na Eslovênia

A seguir, um relatório sobre a atual onda de protestos na Eslovênia por camaradas do Infoshop A, um espaço social anarquista em Ljubljana.

Relato para camaradas internacionais sobre as agitações eslovenas, que em meados de março, por conta do vírus começaram com panelaços nas varandas, foram então para bicicletas e acabaram a pé, contra o governo de direita com intenções autoritárias, neoliberalistas e nacionalistas.

Cerca de 10.000 pessoas ainda estão se reunindo toda sexta-feira na capital e em mais de 25 outras cidades; mas também em outras ocasiões, se conectado principalmente ao meio ambiente e à cultura ou, por exemplo, em solidariedade às pessoas que lutam contra o racismo nos EUA. Não apenas em bicicletas. Existem três grupos maiores – bloco anticapitalista, cultural e ambiental que colaboram em solidariedade. Todos os grupos locais / autônomos da federação anarquista – Federacija za Anarhistično Organiziranje (FAO) estão envolvidos.

Após os ataques do regime e da mídia contra os manifestantes, repressões individuais e gerais do governo policial instrumentalizam grupos neo-nazistas para confrontar os manifestantes.

Mas nós, como anarquistas, permanecemos fortes e com o povo! Não permitimos que o regime dividisse os manifestantes entre os bons e os maus – em uma ocasião, houveram muitos manifestantes vestidos de preto para serem solidários com o bloco anticapitalista que anteriormente era alvo. Conseguimos resistir à repressão – há um grande apoio solidário para com os reprimidos; houveram também grandes e rápidos protestos em frente à delegacia central na noite em que a polícia levou algumas pessoas sob custódia. E a última tentativa de estabelecer protestos pró-governo com grupos nazistas (usando coletes amarelos como símbolo) foi suprimida com sucesso – com os nossos esforços e também os esforços do público em geral a sociedade civil rejeitou manifestações nacionalistas como tais – apenas 40 nazistas apareceram em seu protesto, contra milhares de pessoas juntas contra eles.

E um dos lugares mais importantes para a coordenação entre manifestantes, são as assembleias abertas iniciadas pelos anarquistas.

Em solidariedade!

Infoshop A

Segunda-feira, 6 de julho de 2020.

Tradução > A. Padalecki

agência de notícias anarquistas-ana

Árvore sem folha
em invernos rigorosos
parece que hiberna.

Leila Míccolis