[EUA] Lançamento: “Anarco-Negritude: Rumo a um Anarquismo Negro”, de Marquis Bey

“A história da Negritude é uma história de ruptura em direção à liberdade.”

Neste tratado ousado e amplo, Marquis Bey procura definir a forma de um anarquismo negro – não, diz ele, listando “todos os negros e negras que são anarquistas e anarquistas que são negrxs”, mas através de um encontro fluido e generativo entre anarquismo e Negritude.

O anarquismo clássico tendia a evitar questões de raça — especificamente a Negritude — bem como as intersecções de raça e gênero. Cético em satisfazer-se com a costumeira indicação dessa falta, Bey aborda-a frontalmente, não construindo um novo cânone de anarquistas negros, mas descrevendo como o anarquismo e a Negritude já compartilham uma certa relação subjetiva com o poder, uma maneira de entender e habitar o mundo. Através das lentes de uma teoria negra feminista e transgênero que desestabiliza e subverte as hierarquias sociais, ele explora o que podemos aprender ao tornar explícito o parentesco da Negritude e do anarquismo, incluindo como o próprio anarquismo é transformado por esse encontro.

De acordo com Bey, se o estado é baseado num capitalismo racializado e de gênero, a sua anulação só pode ser imaginada e realizada por uma teoria política que leva a raça e o gênero a sério, uma teoria da Negritude anarquista.

Marquis Bey é Professor Assistente de Literatura Afro-Americana e de Inglês na Northwestern University.

Anarcho-Blackness

Notes Toward a Black Anarchism

Marquis Bey (Autor)

Editora: AK Press

Páginas: 96

ISBN-13: 9781849353755

$14,00

akpress.org

Tradução > Ananás

agência de notícias anarquistas-ana

sussurro um ruído
(farfalhar de qualquer folha
ao pé de um ouvido)

Bith