[Chile] Solidariedade internacional com o povo mapuche

 

Durante a noite de sábado, 1° de agosto, e a madrugada do dia 2, hordas racistas em aliança com carabineiros do Chile, atacaram diversos municípios da região da Araucanía. Nessas dependências encontravam-se dormindo comunidades mapuches que iniciaram uma campanha contra o saque de suas terras e pela liberdade dos presos políticos mapuche. A operação foi previamente concertada pelo recém-nomeado ministro do interior do governo de Piñera, o pinochetista Victor Pérez, que no dia anterior a esta terrível agressão manifestava que tinha a convicção de que a violência contra os mapuches aumentaria. Suas declarações foram estampadas em diferentes meios oficiais de comunicação.

Junto com eles, foram mobilizados civis e paramilitares de organizações do latifundismo recalcitrante, que em aliança com carabineiros do Chile e em pleno toque de recolher – dado o contexto de pandemia -, cercaram as instalações de edifícios municipais de diferentes comunas, batendo em bando e brutalmente aos e às mapuches e comemorando essas agressões com gritos e cânticos racistas.

Desde Anarquistas Contra o Racismo fazemos um apelo à solidariedade internacional com o povo mapuche ante esta escalada racista do Estado chileno em aliança com os mercenários do latifundismo. O que aconteceu na noite de sábado, 1° de agosto, em La Araucanía, nos lembra os momentos mais tristes da história do racismo e do fascismo. É indispensável então manifestar-nos em todo o mundo para evitar um desfecho que tinja ainda mais de sangue e dor as entranhas dos povos indígenas.

Anarquistas Contra o Racismo

agência de notícias anarquistas-ana

surgidos do escuro,
somem na moita, na noite:
amores de um gato

Issa