[França] A Village du Peuple deve viver

 

A Village du Peuple (Vila do Povo), em Donges (Loire-Atlântico), ameaçada de despejo, precisa de seu apoio.

Há mais de um ano, a Village Du Peuple vem resistindo ao despejo para proteger algumas das últimas áreas naturais do litoral de Nazaire. Durante todo esse tempo, homens e mulheres têm assumido riscos legais para evitar que os 50 hectares de terra que ocupam desapareçam sob concreto em favor de um projeto industrial mortal, em uma região que já apresenta altos índices de câncer. Os desafios são altos: proteger a terra, a fauna e a flora – incluindo algumas espécies raras – presentes na terra, e os habitantes da região.

Durante este ano de luta, muita coisa aconteceu. Reuniões foram realizadas, crianças nasceram lá, criaram-se laços que não existiriam no cotidiano “normal” – ou melhor, normalmente anormal – de nossa sociedade. As pessoas necessitadas, colocadas em um estado de sofrimento material ou psicológico pelo sistema, tentam encontrar aqui um lugar para se recriar. Surgiram projetos com o objetivo de fazer da Village Du Peuple uma fazenda educacional onde experimentar, compartilhar e disseminar um modo de vida ao qual é absolutamente necessário recorrer, se queremos evitar ser totalmente destruídos pelo desastre ecológico que está em curso.

Este lugar é uma encruzilhada: da vida, das reuniões e das escolhas a serem feitas para o futuro. É um terreno fértil para a resistência, essencial no momento em que os projetos capitalistas não escondem mais a sua natureza mortal. É, por último, mas não menos importante, um local de combate: um local onde a resistência coletiva contra os poderes de dominação, para salvar as formas de vida e a terra, é colocada em prática.

Precisamos de todas as pessoas na luta prontas para se envolver, todos os talentos que possam contribuir, todos os jornalistas na luta por informações de interesse público. A batalha está de fato entrando numa fase decisiva: o processo legal está chegando – a menos que haja uma grande reação coletiva do povo em luta – ao seu fim. Seremos expulsos pela polícia a partir do início de outubro; a data deve cair dentro de uma quinzena. Apelamos a todas as pessoas motivadas.

Algumas das ações que podem ajudar o movimento:

1. Divulgação de informações através de todos os canais, levando a questão à atenção das redes de ativistas e do cenário midiático. Artigos, vídeos, reportagens, compartilhamento em grupos de facebook… são bem-vindos. Organizaremos também uma coletiva de imprensa em breve.

2. Chamada para presença e ação: venha e monte sua barraca na vila para descobrir as terras e nos encontrar, participar de um dos acampamentos de trabalho planejados ou da vida do lugar, ou se envolver na luta ao nosso lado. Se coletivos comprometidos criassem equipes para se juntarem a nós ou nos ajudarem, isso seria benéfico. Se você mesmo ou tiver amigos no mundo jurídico, jornalístico, etc. prontos para se envolver conosco, não hesite em entrar em contato.

3. ESPALHE A PALAVRA: PRECISAREMOS DO MAIOR NÚMERO POSSÍVEL DE PESSOAS NO LOCAL E PRONTAS PARA MOSTRAR SEU APOIO A PARTIR DO FINAL DE SETEMBRO – INÍCIO DE OUTUBRO.

4. Quaisquer outras idéias de apoio, projetos, ações que você poderia colocar em prática onde você estiver (demonstração pública, etc.).

> A Village du Peuple está localizada em La Petite Lande, 44480 Donges.

> O blog da Village du Peuple:

https://levillagedupeuple.noblogs.org/

> A página do FB da Village du Peuple:

https://www.facebook.com/pages/category/Cause/Le-Village-du-peuple-2090939627641088/

Tradução > Estrela

agência de notícias anarquistas-ana

café da tarde—
na mangueira em flor
farra de pardais

Nete Brito