Vídeo | Entrevista com Carlo Aldegheri

Entrevista realizada pelo Museu da Imigração de São Paulo, conduzida pela pesquisadora Sônia Maria de Freitas, realizada na casa da família Aldegheri, localizada na época, na Avenida Puglisi, número 300 – fundos, na cidade de Guarujá (SP), no dia 10 de fevereiro de 1994, quinze meses antes do falecimento de Carlo Aldegheri.

A entrevista foi organizada e filmada pelo Museu da Imigração de São Paulo.

O Núcleo de Estudos Libertários Carlo Aldegheri transcreveu e revisou essa entrevista que até o momento permanecia inédita.

Importante: Antes das críticas pelas opiniões não-ortodoxas do Carlo Aldegheri em relação ao anarquismo, é importante ressaltar que essas declarações foram feitas por um militante, com a experiência dos seus 92 anos, que havia passado pela experiência da revolução espanhola (1936 – 1939), que passou por cerca de 10 prisões diferentes (segundo nosso levantamento), incluindo campos de concentração sob domínio fascista e nazista, justamente pela dedicação que ele teve com a ideologia anarquista. Que o Carlo Aldegheri havia saído de um contexto de extrema atividade combativa direta contra os fascistas e teve que se adaptar a uma realidade brasileira completamente diferente, onde o anarquismo estava se recuperando após décadas de intensa repressão social. Que ele continuou participando ativamente dos meios anarquistas no Brasil. E que após alguns episódios conflitantes, que ele explica na entrevista, ele se sentiu profundamente isolado do restante dos militantes anarquistas brasileiros… Isso sem mencionar o período de ditadura militar no Brasil (1964 – 1985).

>> Assista o vídeo (51:09) aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=vy4H_3lI9IQ

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/02/07/video-carlo-anita-aldegheri-vidas-dedicadas-ao-anarquismo/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/11/21/lancamento-carlo-anita-aldegheri-vidas-dedicadas-ao-anarquismo/

agência de notícias anarquistas-ana

neve profunda –
as pegadas do gato
cada vez maiores

Ion Codrescu