[França] Agosto 2020: Uma novidade nacional! Multas sem ter cometido nenhuma infração!

Comunicado de imprensa

Os movimentos sociais sempre assustaram os governos que sucederão [os atuais]. Medo de perder seu poder, medo de perder seus privilégios, medo de uma revolta maciça que abalaria seu mundo com base na exploração de uma classe por outra. Para lidar com este medo, suas ferramentas repressivas são bem testadas. Ferramentas policiais, judiciais e financeiras. O movimento dos coletes amarelos foi um bom exemplo dessa estratégia.

Quantos manifestantes foram gaseados, mutilados, espancados? Quantos presos? Quantas multas, ordens criminais contra pessoas já com problemas financeiros? Somente porque eles tiveram a coragem de se levantar, de dizer “pare com um sistema que sempre beneficia as mesmas pessoas”!

Não contente em ter reprimido as lutas sociais dos últimos anos a todo custo, o governo está usando a lei como lhe parece adequado.

Durante a crise de Covid-19, foram dados quase plenos poderes a polícia para fazer cumprir a Lei do Estado de Emergência Sanitária. Desafiando as liberdades, o direito de manifestação, eles usaram todos os tipos de métodos para reprimir aqueles que consideravam perturbadores para o bom funcionamento do estado de emergência. E isto continuou após o desconfinamento. As multas continuaram a ser emitidas. Mas, como um novo método, em várias cidades da França como Brest, Yonne, Foix, Millau e Alès, essas multas foram dadas sem qualquer controle de identidade e enviados diretamente para as pessoas multadas. De fato, vários habitantes de Alesian receberam multas de 135 euros por “coleta proibida na via pública de um distrito territorial onde o estado de emergência está declarado”, sem nunca terem sido submetidos a um controle de identidade nem no dia em questão nem no local em questão, neste caso em frente ao hospital em Alès em 04/06/2020.

Portanto, nos perguntamos sobre este novo poder que a polícia teria de emitir multas para as pessoas sem mesmo verificar a sua identidade. E como eles procedem? O uso de câmeras de vigilância é desviado para fins repressivos? As pessoas são catalogadas?

E tudo isso é completamente ilegal, já que os artigos citados nessas multas foram revogados antes da data da infração.

Assim, chamamos a sua atenção para esses métodos totalmente arbitrários que estão se generalizando. Quando um poder usa todos os meios para restringir as liberdades, pode-se perguntar se isto não é fascista; NOS  REPREENDEM PARA NOS CALAR!

Mas isso só reforça a ideia de que as lutas por justiça social e liberdade são mais necessárias do que nunca!!!

Por um mundo melhor!

A defesa coletiva GJ Cévennes-Garrigue

Fonte: https://monde-libertaire.net/?article=Aout_2020_:_Une_nouveaute_nationale_!_Des_contraventions_sans_verbalisateurs_!

Tradução > Estrela

agência de notícias anarquistas-ana

Ruídos nas ramas.
Trêmulo, meu coração detem-se
e chora na noite…

Matsuo Bashô