[Colômbia] Semana Internacional de Solidariedade com os Prisioneiros Anarquistas

No contexto local e mundial altamente repressivo, é urgente aprofundar a luta anti-carcerária. A pandemia atual reiterou o que já faz anos vem se aprofundando e são as violências constantemente exercidas no interior das prisões, sendo as pessoas privadas da liberdade uma das populações mais afetadas pela contingência. Assim mesmo, em todos os territórios vimos estados criminosos aproveitarem a situação para fortalecer suas medidas de controle social, político e militar, priorizando como sempre os interesses capitalistas antes da vida das pessoas. Não se pode negar também que a maioria interiorizou em si mesmos as atitudes policiais trazidas pela instalação desta suposta “nova normalidade”.

Sabemos que a reconfiguração atual do sistema só trará uma agudização das desigualdades econômicas, e em consequência, os estados e a classe política dominante responderão aumentando suas estratégias de repressão e controle frente as lutas dos povos pela dignidade e a vida. Entre ditas estratégias estará, claro, o fortalecimento da infraestrutura e sociedade carcerária: como negação da pobreza estrutural, como perpetuação das violências racistas, sexistas, xenófobas e patriarcais para com as populações historicamente oprimidas, como ameaça frente a quem rompe o mandato cidadão do comportamento e questiona a injusta realidade.

Desde a região colombiana nos somamos à Semana Internacional em Solidariedade com os companheires anarquistas presos em todos os territórios, reconhecendo e visibilizando sua luta e sua dignidade, que não termina na prisão, mas que ultrapassa todos os muros e se mantêm ativa e constante. A todos eles nosso carinho e cumplicidade.

Saudamos também aos processos, coletivos e individualidades, companheires que se solidarizam ativamente e sustenta aos que estão presos, e também aqueles que agitam constantemente contra todas as jaulas.

Fazemos um chamado a companheires na região colombiana a retomar e propiciar os encontros, redes e ações necessárias para uma luta anti-carcerária e anarquista. No momento em que compartilhamos este comunicado, se realizam também de forma paralela as Jornadas de Agitação Indefinida pela Dignidade das Pessoas Privadas da Liberdade pelo estado colombiano, pelo que convidamos também a seguir, difundir e apoiar ativamente esta iniciativa.

Multipliquemos também os esforços para repensar nossas vidas, relações e comunidades sem cárceres nem instituições punitivas para resolver conflitos. Reconheçamos as experiências comunitárias levadas por Abya Yala e outros territórios em disputa para aprender o que nos seja possível. Fortaleçamos nossas redes de intercâmbio de informação para construir coletiva, autônoma e horizontalmente outros mundos livres.

LIBERDADE AOS PRESOS ANARQUISTAS!
LIBERDADE AOS PRESOS POLÍTICOS E DA GUERRA SOCIAL!
QUE ARDAM OS CÁRCERES E AS SOCIEDADES QUE OS NECESSITAM!

Território dominado pelo estado colombiano

Agosto, 2020

Sem fronteiras Nem nações

Tradução > Sol de Abril

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/08/21/semana-internacional-de-solidariedade-com-os-prisioneiros-anarquistas-23-a-30-de-agosto-de-2020-2/

agência de notícias anarquistas-ana

O salgueiro se desfolha.
Restos de verduras
Descendo o regato.

Shiki