[Chile] Grupo Solenopsis, pesquisa e ação anarquista

O Grupo Solenopsis surge com o objetivo de desenvolver e promover a pesquisa-ação anarquista, gerando espaços horizontais de reflexão e discussão crítica que contribuem para o fortalecimento de práticas emancipatórias e antiautoritárias.

Temos três linhas de ação:

Investigação: Acreditamos ser crucial construir um conhecimento que sirva aos interesses das comunidades, que contribua para suas lutas locais por autonomia e emancipação. É por isso que adotamos uma perspectiva de pesquisa militante, orientada para a ação política, para nos diferenciarmos da abordagem elitista da pesquisa acadêmica promovida pelas universidades ocidentalizadas. Através de uma abordagem epistemológica anarquista baseada no pensamento crítico, procuramos recuperar e revalorizar os conhecimentos e práticas ancestrais e populares do sul global.

Educação: A fim de enfraquecer as instituições escolares e universitárias hegemônicas, é essencial gerar novos espaços de educação antiautoritária. Através de oficinas teórico-práticas abertas às comunidades, procuramos gerar espaços de encontro, aprendizado e apoio mútuo para aqueles engajados na pesquisa militante e contra-sistêmica, contribuindo assim para a construção coletiva do conhecimento e para a articulação de redes de pesquisa-ação anarquistas.

Propaganda: A fim de comunicar e propagar as ideias e conhecimentos surgidos nas pesquisas e oficinas, realizamos campanhas gráficas sobre suportes físicos e digitais, com ênfase na aplicação prática desses conhecimentos nas lutas locais por autonomia e emancipação.

Diante da catástrofe capitalista e da crise civilizatória que nossos territórios vivem, propomos o debate, o encontro e a geração de redes de aprendizagem. Convidamos a construção coletiva de uma prática investigativa e de reflexão crítica que aponte caminhos diferentes do capitalismo, do patriarcado e das práticas coloniais.

>> Solenopsis (Solenopsis Invicta), também conhecida como formiga de fogo vermelha, é uma espécie nativa de Abya Yala, na ecorregião amazônica, conhecida por sua picada forte e dolorosa que gera um ardor semelhante à queimadura. São muito resistentes e se adaptaram para sobreviver a enchentes, secas e até mesmo furacões. Quando sentem um aumento do nível da água em suas colônias, estas formigas se unem para formar uma enorme bola ou jangada capaz de flutuar sobre a água. Elas estão em constante movimento. Elas agora são consideradas uma praga e invadiram países como Austrália, China e Estados Unidos.

Grupo Solenopsis

gruposolenopsis@riseup.net

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

fim do dia
porta aberta
o sapo espia

Alice Ruiz