“Live” neste sábado | “Lucía Sánchez Saornil: anarquista antifascista e escritora livre”

O projeto Charlas y Luchas recebe no dia 05 de setembro, às 15h, Marina Ortiz Hernández e o historiador Thiago Lemos. A conversa será conduzida por Fernanda Grigolin.

Lucía Sánchez Saornil foi uma mulher combativa, cuja atuação coletiva foi fundamental no movimento anarquista espanhol, na organização Mujeres Libres, na luta pela emancipação feminina e na frente de combate ao fascismo. Sua história e seu legado, como escritora e como antifascista, será tema do Charlas y Luchas de 05 de setembro.

Ela era uma mulher livre e desde muito cedo foi uma ávida por livros. A sua paixão pelas palavras foi ampliada em gestos e poesia. Publicou poemas fazendo uso de um eu lírico masculino, escreveu para revistas literárias e propagou ideias em jornais de cunho libertário. Opôs-se ao machismo dos companheiros da Confederación Nacional del Trabajo:

“Não é o bastante dizer ‘temos que fazer propaganda entre as mulheres’, ‘temos que trazer as mulheres aos nossos meios’, etc. Mas, temos que tomar essa questão de modo mais profundo, muito mais profundo. Na sua imensa maioria, os companheiros, com exceção de uma dúzia de bem orientados, tem uma mentalidade contaminada pelas mais características aberrações burguesas”.  Lucía Sánchez Saornil, A questão feminina em nossos meios, Solidaridad Obrera, 1935) – tradução Thiago Lemos Silva.

>> Link de transmissão:

https://www.youtube.com/watch?v=CHEwEoFJ6co

agência de notícias anarquistas-ana

Silenciosa tarde
Dentro dos meus olhos
Teu mar se incendeia

 Taghio Ramo