[Rússia] Nosso camarada Alexey faleceu

Na manhã de 1º de setembro, o anarquista Alexey “Sócrates” Sutuga, de 34 anos, morreu devido a graves ferimentos na cabeça, na Unidade de Terapia Intensiva do Instituto Sklifosovsky. Por mais de uma semana, os médicos lutaram por sua vida, mas os ferimentos eram graves demais.

Alexey morreu após uma briga perto de um supermercado em 23 de agosto nas proximidades da estação de metrô Baumanskaya, no centro de Moscou. As circunstâncias do incidente permanecem obscuras. Quatro pessoas, que aparentemente participaram do espancamento de Alexey, foram detidas. No caso criminal, a família Sutuga é representada por uma famosa advogada, e esperamos que, graças a ela, possamos saber todos os detalhes daquela noite. Até agora, não há razão para acreditar que houve qualquer motivação política por trás do ataque.

Alexey Sutuga participou da criação do Autonomous Action (Ação Autônoma) desde o início dos anos 2000. A princípio no grupo local em Irkutsk, e depois em Moscou, onde também foi um membro ativo. Ele participou de muitas iniciativas anarquistas diferentes. É impossível listar todas elas aqui.

O antifascismo sempre foi uma de suas principais prioridades. Ele foi preso duas vezes depois de brigas com nazistas que delatavam para a polícia quando estavam do lado perdedor. Da última vez, disseram literalmente a seus amigos uniformizados que foram atacados “pelo mesmo terrível Sócrates cujas fotos estão na Internet”.

Alexey esteve envolvido em vários projetos criativos: foi o pioneiro do Oi! Punk Group Working Boys, participou nas apresentações do teatro Teatr.doc, e em maio passado seu livro de memórias da prisão “Diálogos sobre a prisão” foi publicado em russo.

Nos últimos anos de sua vida, Alexei morou em Moscou, trabalhando na construção civil, reparos e em andaimes. O antifascismo continuou sendo importante para ele: ele apresentava o canal de telegram Antifa Jokes e ainda ocasionalmente lutava contra a ultradireita nas ruas.

Alexey também participou da edição da revista Avtonom, da organização de palestras da revista, e também de uma série de ações anarquistas de rua.

Seu filho entrou na terceira série neste outono.

Autonomous Action

Fonte: https://avtonom.org/en/news/our-comrade-alexey-has-passed-away

Tradução > A. Padalecki

agência de notícias anarquistas-ana

Entre a roça e a montanha,
A chuvinha vai parando …
A folhagem nova!

Buson