[Porto Alegre-RS] 7 de setembro: nada a comemorar

Porto Alegre amanheceu no dia de hoje (07/09), feriado que comemora a “independência” do Brasil, com uma faixa em memória às pessoas assassinadas pelas forças armadas e policiais no Brasil. A faixa foi estendida no Viaduto dos Açorianos, na Avenida Borges de Medeiros, centro da capital gaúcha, com os seguintes dizeres:

“Exército assassino! Não esquecemos nem perdoamos! Ágata, João Pedro, Jenifer e tantos outros… Milico bom é milico morto”

A faixa é uma denúncia à ação assassina do exército brasileiro, desde sua criação, contra os de baixo, contra as populações camponesas e urbanas, indígenas, quilombolas, povos tradicionais, contra os invisíveis, e é um apelo à rebeldia. A nossa memória é o motor para a construção de um futuro, de um mundo, no qual não cabem os assassinos de sempre. No qual não cabe quem confunde guarda-chuva com fuzil, no qual não cabe quem assassina crianças porque são negras e pobres.

As forças militares carregam séculos de genocídio e opressão em sua história. São o símbolo da dominação. Não defendem o povo. Só protegem os donos do capital e do poder político.

Para não esquecer que os torturadores de ontem são os governantes de hoje. Não temos nada a celebrar neste 7 de setembro de 2020.

Contra a violência e o terrorismo do Estado e por uma Vida digna, organizemo-nos para lutar!

agência de notícias anarquistas-ana

o dia abre a mão
três nuvens
e estas poucas palavras

Octavio Paz