[França] Grande festival do livro das edições “Noir et Rouge” nos dias 26 e 27 de setembro

Novos livros cobrindo áreas que fazem as pessoas pensar, recusando o capitalismo e seu neoliberalismo e seus derivados leninistas e religiosos. Milhares de livros novos e usados. Quadrinhos, romances, ensaios, livros sobre arte, história e política. Raros, esgotados e difíceis de encontrar a preço promocional!

O que são as edições Noir et Rouge?

Enquanto houver livros!

Preto e vermelho, duas cores associadas como indicação, não como bandeira ou marca registrada e histórica, mas antes como a base a partir da qual gostaríamos de ver nascer e explodir faíscas, acendendo corações e os espíritos!

Porque, apesar da Internet, os livros continuam a ser para nós, continuamente, uma fonte essencial de circulação e disseminação de ideias. Novo, usado, emprestado ou adquirido, o livro acompanha nossas perguntas e reflexões críticas. Então ele ainda tem futuro!

Paradoxalmente, é em meio à crise editorial e do livro que as edições libertárias em geral estão indo bem: abundantes e diversas, frequentemente são de alta qualidade. Mas essa abundância talvez seja enganadora, na medida em que a tiragem dos livros muitas vezes permanece baixa, quase confidencial. No entanto, para quem conheceu as vacas magras do passado, é um prazer ver nossas mesas de impressos tão abastecidas.

Como podemos constatar, esta profusão permite a todos encontrar a sua felicidade e, de fato, nesta oferta múltipla, cada singularidade é complementar. Portanto, podemos razoavelmente esperar que nossa nova editora não seja supérflua e ocupe lentamente seu lugar, em seu próprio ritmo.

Se não temos intenção de nos especializarmos, por outro lado destacaremos a dimensão internacional do movimento libertário. Portanto, daremos grande ênfase à tradução, tanto para nos atualizarmos com o passado quanto para nos mantermos atualizados.

Aproveitamos esta declaração para renovar nosso apelo a todos aqueles que desejam nos ajudar na tradução de textos do alemão, inglês, italiano ou espanhol, pois há muitos livros que merecem estar disponíveis em francês. Tomemos por exemplo as Memórias de Rudolf Rocker, mas existem muitos outros!

Nossa editora: anarquista, sem dúvida, mas aberta a todo pensamento crítico e subversivo, portanto não necessariamente libertário stricto sensu. Porque tudo o que pode aguçar nosso pensamento nos interessa. Nossa sede de entender, analisar e decifrar não tem fim!

Revisitar o passado ou observar o presente com acuidade fazem parte do mesmo processo antidogmático.

Pensamento e ação vêm juntos como uma práxis de não recitar, embora ler Bakunin ou outros sempre possa nos deixar excitados para nos aproximar do velho mundo… e não apenas em um sonho.

No alvorecer de grandes catástrofes ecológicas, devemos agir com rapidez, com urgência, mas com a lucidez de um pensamento cujo fogo e ferro são mantidos vivos pelos livros: este é o nosso programa e a nossa aposta!

Editions Noir et Rouge

EDMP, 8, impasse Crozatier

75012 Paris

Métro Faidherbe-Chaligny (LIGNE 8)

editionsnoiretrouge.com

agência de notícias anarquistas-ana

Dia de primavera —
Os pardais no jardim
Tomam banho de areia.

Onitsura