Na manhã do dia 17 de agosto de 2020, em Tessalônica, a ocupação Terra Incognita foi despejada pelas forças repressivas do Estado. Há mais de 16 anos, Terra Incognita tem sido ponto de encontro e mistura de centenas de lutadores, homens e mulheres, graças às suas estáveis estruturas, como uma biblioteca, uma gráfica, um ginásio etc., acolhendo eventos, intervenções ou manifestações contra a repressão, o capitalismo, o fascismo e o patriarcado.
Poucos dias depois, na madrugada de sábado, 5 de setembro, o mecanismo estadual opta por despejar a ocupação Rosa Nera em Chania (Ilha de Creta). Este ataque também não é aleatório, já que Rosa Nera nos últimos anos tem sido centro dos planos de investimento da administração da Universidade Técnica de Creta, visto que a ocupação está situada no morro Kastelli, um dos pontos mais turísticos da cidade. Durante 16 anos, Rosa Nera acolheu pessoas e eventos, apoiou e participou em muitas lutas, locais e não locais, foi um espaço estável oferecendo solidariedade prática não só aos imigrantes, mas também à comunidade local graças às suas numerosas estruturas abertas como biblioteca, sala de leitura, oficinas infantis, playground, grupos de teatro, horta comunitária, bazares de caridade etc.
Durante o verão, Terra Incognita e Rosa Nera organizaram eventos de Solidariedade Internacionalista pela Revolução de Rojava, com a participação de pessoas que estiveram diretamente envolvidas na experiência do Confederalismo Democrático. Uma experiência que tem acontecido lá nos últimos anos e está sob constante ataque, tanto pelo Estado fascista turco quanto pelas forças imperialistas que estão constantemente intervindo na região nordeste da Síria.
Não esqueçamos os tiros contra o centro social K*BOX, em Exarchia, felizmente sem vítimas, pela máfia que assola a área com a tolerância da polícia. Esses eventos precederam a tentativa fracassada de despejar a ocupação Libertatia em Tessalônica.
Vamos mostrar nossa solidariedade de todas as maneiras possíveis com os Ocupações de Luta que estão enfrentando a repressão estatal do governo de extrema direita da Nova Democracia.
Tirem as mãos das ocupações!
Rosas negras florescerão para o resto da vida!
Comuna Internacionalista de Rojava
Iniciativa Pela Solidariedade Internacionalista (membro da campanha internacional RiseUp4Rojava)
Comitê de Atenas das Mulheres que Defendem Rojava
Atenas, setembro de 2020
womendefendrojavaathens.wordpress.com
Tradução > A. Padalecki
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
a chuva no charco
traça círculos
sem compasso
Eugénia Tabosa
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!