[Grécia] Num mundo sufocante, ocupações são um sopro de liberdade

Na manhã do dia 17 de agosto de 2020, em Tessalônica, a ocupação Terra Incognita foi despejada pelas forças repressivas do Estado. Há mais de 16 anos, Terra Incognita tem sido ponto de encontro e mistura de centenas de lutadores, homens e mulheres, graças às suas estáveis estruturas, como uma biblioteca, uma gráfica, um ginásio etc., acolhendo eventos, intervenções ou manifestações contra a repressão, o capitalismo, o fascismo e o patriarcado.

Poucos dias depois, na madrugada de sábado, 5 de setembro, o mecanismo estadual opta por despejar a ocupação Rosa Nera em Chania (Ilha de Creta). Este ataque também não é aleatório, já que Rosa Nera nos últimos anos tem sido centro dos planos de investimento da administração da Universidade Técnica de Creta, visto que a ocupação está situada no morro Kastelli, um dos pontos mais turísticos da cidade. Durante 16 anos, Rosa Nera acolheu pessoas e eventos, apoiou e participou em muitas lutas, locais e não locais, foi um espaço estável oferecendo solidariedade prática não só aos imigrantes, mas também à comunidade local graças às suas numerosas estruturas abertas como biblioteca, sala de leitura, oficinas infantis, playground, grupos de teatro, horta comunitária, bazares de caridade etc.

Durante o verão, Terra Incognita e Rosa Nera organizaram eventos de Solidariedade Internacionalista pela Revolução de Rojava, com a participação de pessoas que estiveram diretamente envolvidas na experiência do Confederalismo Democrático. Uma experiência que tem acontecido lá nos últimos anos e está sob constante ataque, tanto pelo Estado fascista turco quanto pelas forças imperialistas que estão constantemente intervindo na região nordeste da Síria.

Não esqueçamos os tiros contra o centro social K*BOX, em Exarchia, felizmente sem vítimas, pela máfia que assola a área com a tolerância da polícia. Esses eventos precederam a tentativa fracassada de despejar a ocupação Libertatia em Tessalônica.

Vamos mostrar nossa solidariedade de todas as maneiras possíveis com os Ocupações de Luta que estão enfrentando a repressão estatal do governo de extrema direita da Nova Democracia.

Tirem as mãos das ocupações!

Rosas negras florescerão para o resto da vida!

Comuna Internacionalista de Rojava

Iniciativa Pela Solidariedade Internacionalista (membro da campanha internacional RiseUp4Rojava)

Comitê de Atenas das Mulheres que Defendem Rojava 

 Atenas, setembro de 2020

womendefendrojavaathens.wordpress.com

Tradução > A. Padalecki

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/09/11/grecia-comunicado-de-batida-policial-na-ocupacao-libertatia/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/09/09/grecia-video-eles-despejaram-uma-okupacao-mas-nao-esperavam-2-000-pessoas-protestando-no-mesmo-dia/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/09/04/grecia-marcha-de-solidariedade-com-a-okupacao-terra-incognita-em-tessalonica/

agência de notícias anarquistas-ana

a chuva no charco
traça círculos
sem compasso

Eugénia Tabosa