[Espanha] Sueca acolhe a rodagem do filme sobre a ministra anarquista Federica Montseny

A produtora busca enclaves nos antigos moinhos de arroz e farinha para gravar as cenas

Por Joan Gimeno | 05/09/2020

A cidade de Sueca voltará a acolher a rodagem de um filme, neste caso, um filme dedicado à vida da política, sindicalista anarquista e escritora espanhola, Federica Monstseny, primeira mulher a ocupar um cargo de ministra na Espanha (durante a Segunda República) e uma das primeiras na Europa ocidental. A diretora, e atriz, Laura Mañá, escolheu um grande número de localizações na capital da Ribera Baixa para a gravação de grande parte da rodagem do filme.

«Escolhemos a Sueca porque tem uma cidade maravilhosa com umas localizações incríveis e, além de que, está nos tratando muito bem», reconheceu a própria diretora durante sua visita à localidade arrozeira. A equipe de direção e produção do filme, que terá por título «Federica Montseny, la dona que parla», esteve trabalhando já em várias localizações a fim de perfilar todos os detalhes antes do início da rodagem. Concretamente, os encarregados da produção percorreram alguns espaços emblemáticos, como os antigos moinhos arrozeiros da cidade. Ali mostraram seu agradecimento ao governo sueco por todas as facilidades e atenções oferecidas para desenvolver a rodagem.

«Desde a municipalidade, procuramos atender todas as petições que nos realizaram desde que nos comunicaram seu interesse por algumas localizações de nossa cidade. Para a Sueca é muito gratificante poder participar em um filme histórico como este, o qual mostrará e promoverá a nossa cidade por todo o país. Se dá a circunstância de que aqui dispomos de umas instalações e um entorno que consideraram adequado para contextualizar a história, e para nós é uma satisfação que Laura Mañá tenha pensado na Suécia», explicou a respeito o prefeito da localidade, Dimas Vázquez.

Também o Ateneu

Junto aos «Molins Fariners», o filme será rodado também em outros lugares reconhecíveis da cidade. Desse modo, serão gravadas cenas na Sociedade Recreativa A Agricultura, o Ateneu Sueco, o salão de plenos do município e algumas ruas da localidade. A rodagem começará em 5 de outubro e durará quatro semanas, das quais uma e meia se desenvolverá na Sueca. Segundo explicou a própria diretora, se não surgir nenhuma complicação, sobretudo tendo em conta a incerteza que gera sempre a pandemia do coronavírus, o filme poderá ser visto nos cinemas no próximo ano.

Fonte: https://www.levante-emv.com/ribera/2020/09/06/sueca-acoge-rodaje-pelicula-ministra/2048982.html

Tradução > Sol de Abril

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/06/14/espanha-lancamento-seis-anos-de-mi-vida-1939-1945-de-federica-montseny/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/06/19/franca-lancamento-revolucionarios-refugiados-e-resistentes-testemunhos-de-republicanos-espanhois-na-franca-1939-1945-de-federica-montseny/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2016/12/05/franca-lancamento-em-dvd-federica-montseny-a-indomavel/

agência de notícias anarquistas-ana

gota de chuva
escorre na parreira
pára na uva

Carlos Seabra