[República Tcheca] O que Bublina é e o que ela não é…

Bublina é um espaço de moradias, localizado no planeta Terra, em algum lugar na estrada entre as cidades de Aš e Břeclav. Estes edifícios abandonados pelo proprietário são habitados por várias pessoas com motivações muito diferentes ao longo dos anos. Alguns foram embora, outros foram despejados pela polícia. Desde agosto de 2019, o espaço foi ocupado pelo primeiro membro de um novo grupo de residentes e apoiadores, e foi renomeado de “Bublina” (a bolha).

Este primeiro residente vem enfrentando uma crise habitacional há algum tempo e uma falta de espaço para simplesmente viver. Após alguns meses, duas outras pessoas se juntaram a este grupo que ficou desabrigado desde que seus empregos ficaram comprometidos. Eles se mudaram pouco antes da pandemia da Covid-19, permitindo que se isolassem em quarentena aqui e sobrevivessem sem risco para sua saúde. Como ambos são idosos, sua saúde poderia ter sido comprometida de outra forma. Estes velhos anarquistas de meia-idade rapidamente se acostumaram a viver juntos. Não foi a ideologia ou a luta das gerações que os fez cooperar, mas sua vontade de resolver suas condições materiais e satisfazer suas outras necessidades em grupo. Sua situação é muito diferente daquelas pessoas, muitas vezes de classe média, que se juntam por razões idealistas, e o espaço de moradia coletiva é apenas uma aventura entre muitas para eles. Os habitantes de Bublina simplesmente não podem se dar ao luxo de comprar ou alugar apartamentos e a ocupação é a única saída. Uma solução que vai além das normas legais e convencionais, mas que, no entanto, é legítima e eficaz. Sem as atividades desses moradores, haveria apenas um monte de prédios no local, com um proprietário que não se encarregaria disso. Os ocupantes mantêm esse espaço. Afinal, esta é a casa deles agora.

Bublina também está aberta para estadias curtas de residentes não-permanentes. Na época da pandemia, uma pessoa com problemas de saúde mental encontrou aqui um lugar tranquilo para se recuperar. Ele passou por uma grande crise pessoal e ganhou incentivo para os passos importantes de sua vida que estavam por vir. Bublina também acolhe os viajantes que não podem pagar pela hospedagem ou que simplesmente querem gastar seu dinheiro de forma mais significativa.

Bublina opera em uma base não comercial. Alimentos, água e outros recursos são gratuitos aqui. Todos podem pegar o que precisam e trazer o que podem. Esperamos que Bublina seja capaz de sediar eventos sociais no futuro. Se você gostaria de organizar um, por favor entre em contato conosco.

Se você conhece a localização de Bublina, guarde essas informações para você mesmo. Os residentes desejam permanecer anônimos. Embora você possa saber ou suspeitar quem eles são, guarde estas informações para você também.

Bublina

bublina [at] riseup [point] net
https://bublina.noblogs.org/

Tradução > Estrela

agência de notícias anarquistas-ana

O grito do grilo
serra ao meio
a manhã.

Yeda Prates Bernis