[Espanha] CGT anuncia uma Greve Geral em Madrid para o final de Outubro de 2020

A organização anarcossindicalista apela a todos os coletivos e sindicatos alternativos a juntarem-se a este apelo, envolvendo-os, para criar uma frente ampla que inclua todas as exigências comuns.

A Confederação Geral do Trabalho (CGT) anunciou, através de um comunicado, que concordou em convocar uma Greve Geral no âmbito da Comunidade de Madrid, previsivelmente até ao final de Outubro.

A CGT considera que as razões que justificam esta greve são mais do que justificadas. Estes incluem o colapso do sistema de saúde, onde as várias administrações deram preferência aos fatores econômicos em detrimento da vida das pessoas, especialmente as mais desfavorecidas. Neste sentido, a CGT observa que apesar desta segunda onda de Covid-19, a saúde pública continua a ser privatizada à custa de pessoas que arriscam as suas vidas para proteger a vida dos cidadãos sem qualquer apoio político.

Por outro lado, a CGT denuncia a existência de uma dupla realidade em relação aos centros educativos, onde aqueles que podem pagar um centro privado têm pessoal médico e meios para garantir uma educação adequada, enquanto muitas outras pessoas dependem da gestão realizada nos centros públicos, que também não sabem se poderão continuar a receber aulas nos próximos meses devido à evolução da pandemia. A CGT indica que, tal como aconteceu com a saúde, na educação o fator econômico também tem prevalecido sobre as necessidades legítimas das pessoas. É por isso que estas escolas públicas, que entraram em colapso, carecem de professores, pessoal médico e de meios para proporcionar aos estudantes condições mínimas de segurança.

Também, da CGT, indicam a importância de alguns transportes públicos e de qualidade em toda esta crise do Covid-19. A sua gestão deixa muito a desejar e a falta de meios neles existentes afetou diretamente a propagação do coronavírus, graças à saturação dos metropolitanos e autocarros onde a distância de segurança entre os utilizadores é impossível.

A tudo isto, a CGT rejeita as políticas anti-covid da Comunidade de Madrid que têm sido implementadas nos últimos dias. Estas medidas, em vez de tentarem conter a propagação do Covid-19, o que pretendem é conter as pessoas pobres nos seus locais de residência e que apenas “se mudam” para ir trabalhar, mesmo que tenham de o fazer sem que a sua segurança e integridade física sejam garantidas. A CGT anunciou que não tolerará quaisquer regras que visem os bairros populares e o seu povo, criminalizando aqueles que neles vivem, que por sua vez são as pessoas mais vulneráveis e mais pobres da sociedade.

A CGT apela a toda a sociedade, sindicatos alternativos e grupos ou organizações sociais para se unirem e participarem neste apelo para uma greve geral em defesa de um modelo social diferente, que não deixe realmente ninguém para trás, que respeite o ambiente e a igualdade efetiva entre as pessoas, que respeite as liberdades e garanta serviços públicos de qualidade, livres e universais.

Gabinete de imprensa do Comitê Confederal da CGT

Fonte: http://rojoynegro.info/articulo/ideas/cgt-anuncia-una-huelga-general-madrid-finales-octubre-2020

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

nas ondas cintila o luar.
longas algas,
verde cabelo do mar

Alaor Chaves