[Espanha] RNtv Libre Pensamiento 12. Aspectos libertários incorporados às sociedades atuais

Terça-feira, 20 de outubro, às 21h00, no Canal33 de Madrid e por nossa web rojoynegrotv.org

O anarquismo tem sido uma das grandes ideologias inspiradoras e referência para a sociedade nos últimos séculos. Desde finais do século XVIII, o anarquismo teve uma influência e participação direta nas grandes revoluções da história até culminar na revolução social espanhola a partir de 19 de julho de 1936, no que se conhece como o curto verão da anarquia.

Após esse período, o anarquismo permanece relegado em seu papel protagonista em benefício da revolução bolchevique marxista na Rússia e, inclusive, em favor das sociais democracias das sociedades europeias após o fim da segunda guerra mundial. Não será até Maio de 68 quando o anarquismo teórico e essencialmente prático volta com sua vigorosa presença.

É no século XXI de pensamento único, de neoliberalismo capitalista, quando o anarquismo volta a revitalizar-se de forma renovada, adaptada à realidade, irradiando-se na sociedade instaurando um denominado anarquismo extramuros que chega até os grandes movimentos sociais, culturais, alternativos. Demonstrando que, longe de ser um projeto teórico e prático obsoleto, o anarquismo segue vivo e com capacidade de luta, mudança e transformação social, tendo sabido renovar-se sem ficar obnubilado pelo eleitoralismo.

Como será o anarquismo do futuro?

Que sinais de identidades libertárias são identificáveis nos movimentos sociais?

Em quais movimentos podemos detectá-lo?

Tradução > Sol de Abril

agência de notícias anarquistas-ana

Chuva de primavera —
Todas as coisas
Parecem mais bonitas.

Chiyo-jo