
“Bater Nossas Cabeças na Parede – Valeu a Pena” (2020) é um documentário curta-metragem, que retrata um período de atividades anarquistas na Croácia (2008-2020), com foco nas regiões de Kvarner (Quarnaro / Carnaro) e Ístria, mas também em uma escala maior na Croácia e em outros países, como Eslovênia, Itália, Grécia, Alemanha, Suíça e Espanha. Este documento ilustra anos de organização, luta e longos procedimentos legais.
As fotografias e gráficos usados neste filme são do período entre 2008 e 2020. Esses recursos visuais retratam a ocupação estudantil da universidade, protestos de rua, greves de trabalhadores e propaganda visual usada para diversos fins. Na faixa de áudio (entrevista de 2016), a Rádio Borba (Eng. Radio Struggle) entrevista Eugen Babić após a sua condenação em um processo penal de 2014 em diante. Também estão incluídos clipes de áudio de um protesto em 2013, após o qual a polícia atacou os manifestantes. Neste ato de repressão, 15 policiais estiveram envolvidos na apreensão de Eugen Babić, no qual outros também sofreram consequências, inclusive um policial. O foco da entrevista de rádio está nesses eventos.
Network of Anarchists (Rede de Anarquistas) leva o crédito pelo filme, em comemoração ao 4º aniversário do veredicto em Rijeka (2016). O filme é feito para quem não sabe o que aconteceu, para quem quer se lembrar dos acontecimentos e para quem pensa que acabou.
25 de outubro de 2020
Comitê de Publicação da Rede de Anarquistas (Croácia)
>> Veja o documentário (17:16) aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=0SgwE3A3FvU&feature=emb_title
Tradução > A. Padalecki
agência de notícias anarquistas-ana
espelho d’água
o céu ouro-quase-jaspe
o louva-a-deus
Cláudio Daniel
Esse caso do orelha me pegou demais. A barbárie é cada dia mais real. E a propósito, belo texto liberto!
Esta coluna é uma ótima iniciativa. Precisamos de mais resenhas sobre os livros com temática anarquista que estão sendo lançados…
Noam Chomsky roots are in the Marxist Zionist "Hashomer Hatsair" youth movement. He even spent few months in an Israeli…
crítica válida e pertinente, principalmente para o momento atual.
Que a terra lhe seja leve, compa!