[Itália] Um carvalho vermelho para Giuseppe Pinelli

51 anos após o assassinato de Giuseppe Pinelli, a Federação Anarquista de Reggio Emilia – FAI pretende doar à cidade uma árvore dedicada a ele para transmitir sua memória às gerações futuras. Como já aconteceu em Milão no ano passado, na presença do prefeito da cidade e de suas filhas Silvia e Claudia e de acordo com a esposa do ferroviário Licia Rognini, gostaríamos de plantar um carvalho vermelho em um lugar significativo em nossa cidade. Na capital da Lombardia, foi afixada uma placa que diz: “Árvore dedicada a Giuseppe Pinelli, ferroviário, anarquista, guerrilheiro, 18ª vítima da Piazza Fontana, 50 anos após sua trágica morte em sua memória, no bairro onde ele morava”. O projeto visa plantar esta bela árvore no Jardim Público (Parco del Popolo).

A Federação Anarquista de Reggio Emilia sempre esteve comprometida, desde dezembro de 1969, denunciando a Estratégia de tensão que causou o massacre da Piazza Fontana, o assassinato de Giuseppe Pinelli e não apenas. E hoje, como então, está empenhada em lutar contra todo poder, por uma sociedade baseada na justiça social e em equilíbrio com o meio ambiente que nos rodeia.

Fonte: https://federazioneanarchicareggiana.noblogs.org/una-quercia-rossa-per-giuseppe-pinelli/

Tradução > Liberto

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/12/06/italia-lancamento-pinelli-os-inocentes-que-cairam-dos-jornais-sobre-assuntos-confidenciais-nova-luz-sobre-enganos-e-as-farsas-de-paolo-brogi/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2015/12/17/italia-15-de-dezembro-de-1969-pinelli-vive/

agência de notícias anarquistas-ana

o sapo, num salto,
cresce ao lume do crepúsculo
buscando a manhã

Zemaria Pinto