[Bielorrússia] Ativistas do Food Not Bombs recebem sentenças de prisão por doar alimentos

Um tribunal distrital na capital da Bielorrússia, Minsk, condenou um grupo de ativistas do Food Not Bombs a 15 dias de prisão. Alguns dos ativistas também foram condenados a pagar multas de 440 euros (2.900 reais). Seus “crimes”: distribuir alimentos e cuidados médicos gratuitos para quem precisa.

Durante o julgamento, uma testemunha policial disse que prendeu os voluntários do FNB por “participarem de uma manifestação, pois alimentavam os sem-teto e por estarem [na posse de] panelas. De acordo com os autos, os ativistas distribuíam “alimentos não identificados”.

Em um comunicado, o ABC Belarus [Cruz Negra Anarquista] disse:

Em 23 de janeiro, nossos camaradas da iniciativa Food Not Bombs foram detidos em Minsk. Nos últimos 15 anos, os ativistas realizaram distribuições de alimentos todos os fins de semana em três locais diferentes em Minsk. Distribuímos alimentos para pessoas sem-teto e necessitadas e este é o nosso protesto contra a pobreza e a fome no mundo, porque enormes fundos são gastos não com as necessidades humanas, mas na manutenção do exército e da polícia. Foi por conta de nossa atividade que a polícia bielorrussa invadiu nossos pontos de distribuição, prendendo ativistas e moradores de rua. Nos tribunais, os policiais testemunhas se escondiam sob o nome de outras pessoas, supostamente para sua própria segurança.

Quase todos os ativistas receberam 15 dias de prisão e alguns também uma multa de 440 euros. Pedimos ao público mundial para expressar solidariedade para com os anarquistas detidos e os ativistas da iniciativa Food Not Bombs.

A solidariedade é a nossa força!

No total, quatro ativistas do FNB foram condenados a 15 dias de prisão. Dois paramédicos de rua que prestavam atendimento médico foram condenados ao mesmo tempo. Além disso, mais duas pessoas viram seus casos serem encaminhados para revisão, no entanto, irão aguardar o desfecho atrás das grades.

Foto: protesto de solidariedade com o FNB Minsk em Varsóvia, Polônia. Via Anarchistyczny Czarny Krzyż (ABC).

Fonte: https://freedomnews.org.uk/belarus-food-not-bombs-activists-receive-prison-sentences-for-giving-away-food/

Tradução > A. Padalecki

agência de notícias anarquistas-ana

estrela cai na noite.
conto as outras no céu:
não falta nenhuma.

Alaor Chaves