[Espanha] 150º aniversário da Comuna de Paris

O mundo dos Comuneiros é muito mais próximo ao nosso do que o mundo de nossos pais, especialmente para a maioria de nossos jovens que passam grande parte de seu tempo, não trabalhando, mas procurando trabalho.

Por Andreu Mayayo | 02/02/2021

Esta primavera marca um século e meio de um dos episódios fundadores da memória revolucionária. Tudo começou em 18 de março de 1871 com a revolta popular contra os novos governantes da Terceira República – que havia surgido meses antes após a derrota de Napoleão III pelos prussianos – que se refugiaram em Versalhes, e terminou com a semana sangrenta no final de maio, um massacre chocante e uma repressão brutal seguida de uma lei marcial que duraria cinco anos. O Muro dos Comuneiros no cemitério de Père-Lachaise comemora o tiroteio, em grupos de 10, de nada menos que 30.000 pessoas. Mais dez mil seriam deportados para a Nova Caledônia.

O espírito do comunismo que varreu a Europa em 1848 foi encarnado na Comuna de Paris. Para além dos motivos, ideais ou fracassos, sua importância e transcendência estavam para Marx em sua “existência factual”, o que chocou as classes dirigentes burguesas, que, aterrorizadas pela subversão da ordem social, procederam como o rei Herodes ao genocídio, neste caso, genocídio social.

Apesar da divisão no ano seguinte entre marxistas e anarquistas, a memória da primeira revolução social seria justificada por todas as correntes políticas e sindicais do movimento operário internacional. Lênin e Trotsky estabeleceram a ligação entre a Comuna e a revolução bolchevique de 1917. Os anarquistas catalães fizeram o mesmo com a revolução de 1936. Até mesmo os republicanos burgueses, com o tempo, justificaram a Comuna como uma insurreição em defesa da Terceira República Francesa.

Kristin Ross, em seu livro Luxo Comunal. O Imaginário Político da Comuna de Paris (2016), nos oferece uma nova abordagem baseada nos escritos e vozes de seus protagonistas. Um visual surpreendente, estimulante e de alta atualidade. Para o professor de literatura, o mundo dos Comuneiros está muito mais próximo do nosso do que o mundo de nossos pais, especialmente para a maioria de nossos jovens que passam a maior parte de seu tempo, não trabalhando, mas procurando trabalho.

Em 30 de abril de 1871, o pintor da tela marcante A Origem do Mundo – a pintura hiperrealista com pelos púbicos femininos incluídos – o boêmio noturno – um frequentador de clubes e tabernas, um amigo do maldito poeta Baudelaire e o filósofo anarquista Proudhon, o revolucionário – rotulado como perigoso pelas autoridades desde seu batismo por fogo nas barricadas em 1848 – e, no final, o delegado de Belas Artes na Comuna Gustave Coubert escreveu a seus pais: “Paris havia renunciado a ser a capital da França”.

Paris era a capital do mundo. Uma metrópole de quase dois milhões de habitantes, muitos deles de todos os cantos do mundo, um refúgio para foras-da-lei e um ponto de encontro para todos os tipos de subversivos.

A Comuna reconheceu imediatamente a cidadania de todos os estrangeiros, incorporando-os ao governo da cidade. Como o promotor da geografia social e do apaixonado Élisée Reclus proclamou: “Nosso grito de guerra não é mais ‘Viva a República’, mas ‘Viva a República Universal'”. Uma ruptura completa com a narrativa nacional, que foi incorporada na substituição da bandeira tricolor pela bandeira vermelha. O próprio jornal oficial do movimento revolucionário publicou a melhor manchete: “A bandeira da Comuna é a República Universal”.

A Comuna de Paris não foi apenas mais uma revolução, mas uma nova revolução, que identificou o conceito de uma república universal com o de uma república operária. Com os pelotões de fuzilamento como música de fundo, o líder comunista Eugène Pottier escreveu a letra de A Internacional, que se tornaria o hino do movimento operário, o verdadeiro movimento pronto para abolir o atual estado de coisas: “Do passado devemos partir / A legião de escravos em pé a vencer  / O mundo vai mudar sua base / Os de nada de hoje tudo devem ser”.

Louise Michel, a professora que liderou a insurreição desde o primeiro dia e sem dúvida a figura mais icônica da Comuna e, mais tarde, do movimento anarquista, escreveu em 8 de setembro de 1871, na prisão de Versailles, um poema de partir o coração e esperança: “Voltaremos em inúmeras multidões / voltaremos por todas as estradas / como espectros vingadores saindo das sombras / voltaremos apertando nossos punhos”. / Alguns em suas mortalhas pálidas / outros ainda sangrando  / lívidos sob as bandeiras vermelhas / os buracos das balas em seus flancos”.

Fonte: https://www.elperiodico.com/es/opinion/20210202/150o-aniversario-comuna-paris-articulo

Tradução > Liberto

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/02/12/72-dias-150-anos-da-comuna-de-paris/

agência de notícias anarquistas-ana

Bolhas de sabão
sopradas no ar da manhã
exalam arco-íris.

Ronaldo Bomfim