[Grécia] Declaração de prisioneiros em apoio ao grevista de fome Dimitris Koufontinas

Declaração de Vangelis Stathopoulos, Giannis Michailidis, Polykarpos Georgiadis, Konstantina Athanasopoulou, Dimitra Valavani, Marios Seisidis, Giannis Dimitrakis, George Petrakakos, Spyger Christodfontikeras e Kostas Sakkas.

No momento em que este artigo foi escrito, o ativista Dimitris Koufontinas estava no seu 55º dia de greve de fome e sua única exigência é sua transferência para a Prisão de Korydallos, já que sua transferência para a Prisão de Domokou foi ilegal por lei. Dado que existe uma ala especial de alta segurança na Prisão Feminina de Korydallos, onde Dimitris Koufontinas cumpriu a maior parte de sua pena e onde os condenados são mantidos em completo isolamento, seria prático e legal atender sua demanda imediatamente se não fosse pela evidente vingança de funcionários do governo que optaram por prejudicar irreversivelmente sua saúde e metodicamente conduzi-lo à morte.

É claro que o governo da ND (Nova Democracia) não surpreende ninguém com sua atitude para com Dimitris Koufontinas quando, sob o pretexto de lutar contra a pandemia, aboliu os direitos democráticos básicos ao estabelecer um estado policial sufocante em que a liberdade de movimento e o direito de manifestação são suspensos e a sociedade é deixada a sangrar economicamente, e cuja polícia invade universidades e espanca estudantes. Ao mesmo tempo, projetos de lei estão sendo impostos sem qualquer aprovação, leis que corroem os direitos trabalhistas, aprovam projetos provocativos contra crianças, restringem os direitos dos prisioneiros e negam alívio às prisões onde os presos estão extremamente expostos ao vírus COVID-19 e onde ocorrem incontáveis e repentinas mortes.

Com tudo isso, está se tornando cada vez mais difícil distinguir o regime de uma ditadura. No entanto, o assassinato de uma grevista é um ato que nem mesmo a junta dos coronéis se atreveu a fazer. O estado grego está se tornando extremamente fascista e agora está tentando se alinhar com a Turquia de Erdogan. A responsabilidade pelo iminente assassinato do Estado obviamente recai sobre o Ministro da Proteção ao Cidadão Michalis Chrysochoïdis, seu superior político, o Primeiro-Ministro Kyriakos Mitsotákis e a Presidente da República Katerina Sakellarópoulou. A vingança do governo contra Dimitris Koufontinas está agora explicita, então a única maneira – e a responsabilidade final – de encontrar uma solução para essa greve de fome agora parece estar com o Presidente da República.

As consequências da escolha dos responsáveis não se limitam ao grevista. Se o grevista Dimitris Koufontinas for assassinado, uma página negra da história levará as assinaturas de Crisochoidis, Mitsotákis e Sakellarópoulou na consciência social e representará mais uma barbárie em uma série de provocações estatais contra uma sociedade que vem sendo colocada sob alta pressão. A explosão social é inevitável e, mesmo que não se manifeste no futuro imediato, o iminente assassinato do Estado permanece indelével na memória social.

Vangelis Stathopoulos / Giannis Michailidis / Polykarpos Georgiadis / Konstantina Athanasopoulou / Dimitra Valavani / Marios Seisidis / Giannis Dimitrakis / George Petrakakos / Spyros Christodoulou / Kostas Sakkas

Fonte: https://athens.indymedia.org/post/1610965/

Tradução > A. Padalecki

agência de notícias anarquistas-ana

Lua cheia.
Me dá, me dá!
Chora a criança.

Issa