[Grécia] Cholargos: Ataque à Repartição de Finanças em solidariedade com anarquistas sentenciados em julgamento da organização “Autodefesa Revolucionária”

Como anarquistas, acreditamos que não precisamos escrever muito sobre a escolha do alvo. Estas são estruturas estatais que contribuem para o sangramento econômico dos pobres e para expulsar as pessoas de suas casas, ou levam ao suicídio e à depressão. Ataques semelhantes foram feitos por outros bandos no passado.

Em 23 de abril, dois companheiros anarquistas, D. Chatzivasileiadis e V. Stathopoulos, foram condenados pela justiça civil. O primeiro a ser detido ilegalmente por um ano e meio, ele assumiu a responsabilidade pelo armamento, pela expropriação e pela organização guerrilheira: “Autodefesa Revolucionária”. O segundo é refém do Estado porque se solidarizou quando Chatzivasileiadis pediu sua ajuda após o ferimento durante a expropriação do cassino do Estado. A máfia judicial condenou V. Stathopoulos a 19 anos de prisão e D. Chatzivasileiadis a 16 anos, onde foi julgado à revelia.

Por isso, escolhemos, decidimos e entramos em estado de espírito inflamatório quatro dias após o julgamento de 28 de abril, como um sinal de solidariedade para com os companheiros. Nosso objetivo era a Repartição de Finanças de Cholargos, a poucos metros da casa onde foram encontradas as armas e outras evidências referentes ao caso da “Autodefesa Revolucionária”. Tínhamos como certo agir imediatamente e fazer o mínimo para suscitar os nossos companheiros, um sorriso de solidariedade.

No que diz respeito ao julgamento / pegadinha, conhecemos muito bem os acordos dos juízes lesmas com os bastardos do DAEEB [polícia antiterrorismo]. A tentativa de exterminar e incriminar um movimento exemplar de solidariedade prática. Não estamos interessados nos truques legais da inocência ou da culpa, mas certamente é nossa honra ter companheiros ilegais e impenitentes entre nós. Sabemos muito bem o quanto lhes dói que um guerrilheiro anarquista seja um fugitivo e que a fúria da polícia e do Estado não pare de aprisionar seu companheiro de solidariedade.

É impensável e imoral quando um anarquista está em ilegalidade e outro é acusado de anos de confinamento, que o “espaço anarquista” fique de mãos atadas. Claro, a apatia da cena não é algo novo. Claro, ultimamente a situação está sufocante. Para se livrar do reformismo, a única solução é agir por qualquer meio. Lembrando sempre a autocrítica: como todos erramos e não falamos como pioneiros. Ao mesmo tempo, o Estado investe financeiramente e militariza a polícia (contratação, compra de veículos) para o gerenciamento de uma crise. Isso os mantém em modo de espera e os coloca em movimento sempre que necessário, devido ao medo. O medo só se desfaz quando o monopólio da violência do Estado é quebrado. Não precisamos seguir os golpes do Estado para obter respostas e descansar quando ele aparentemente não está fazendo nada. Para agir agressivamente em nossos próprios termos. Em uma época de medo e controle sobre tudo (da esfera pública à pandemia), as ações ofensivas nos dão vida e fôlego.

Assim, tomamos a iniciativa de convocar um mês de ações de solidariedade ao anarquista fugitivo Dimitris Chatzivasileiadis e ao anarquista refém do Estado Vangelis Stathopoulos em maio. Ações de ataque a políticos, juízes, sedes do ND [Partido Nova Democracia, no poder], empresas policiais e tudo o que alguém possa imaginar. As ações, é claro, não se limitam a incêndios criminosos, mas também a intervenções, tintas, sabotagem, etc. Dediquemos a eles os golpes de ataque, dediquemos a eles um maio à luz de velas.

PS: Não esquecemos os prisioneiros / anarquistas da revolta no Chile que estão em greve de fome desde 22 de março. Compas, muitas saudações e sinais de fogo.

SOLIDARIEDADE, PODER E COERÊNCIA PARA D. CHATZIVASILEIADIS

LIBERDADE PARA V. STATHOPOULOS

PARA CONSTRUIR CÉLULAS DE AÇÃO DIRETA

Flame Diffusion Gang

Fonte: https://athens.indymedia.org/post/1612337/

Tradução > Da Vinci

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/05/05/grecia-companheiros-anarquistas-condenados-no-caso-da-organizacao-auto-defesa-revolucionaria/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/04/09/grecia-solidariedade-ao-camarada-vangelis-stathopoulos-processado-em-atenas/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/04/14/grecia-pedido-de-apoio-financeiro-para-o-fundo-de-solidariedade-para-presos-e-companheiros-perseguidos/

agência de notícias anarquistas-ana

no mesmo banco
dois velhos silenciam
no parque deserto

Carol Lebel