[Espanha] “Anarquismo: la utopía vive, la lucha sigue”

Novo documentário pelas mãos de Manu Tomillo sobre o movimento ácrata

Alguns dias após o 1º de maio e em plena jornada de reflexão em Madrid, “Carne Cruda” submerge na utopia possível: anarquismo, passado, presente e futuro.

Um novo documentário sonoro dirigido por Manu Tomillo no qual visitamos a Fundação Anselmo Lorenzo (FAL, o maior arquivo dedicado ao anarquismo e ao pensamento libertário na Espanha). Falamos com Antonina Rodrigo, historiadora anarquista de 86 anos, e com Layla Martínez, escritora do ensaio “Utopía no es una isla”, um texto fundamental sobre a necessidade de pensar novas utopias para construir aquele “mundo novo” de Durruti.

Também falamos com Cuellilargo, youtuber libertário valenciano, sobre como novas linguagens podem aproximar um pensamento tão antigo às novas gerações. E fomos à Federação Anarquista de Gran Canaria para conhecer a experiência de “La Esperanza”, uma coletividade de moradias nas quais vivem aproximadamente 1000 pessoas em Gran Canaria de maneira horizontal e assembleária.

E se há uma editora anarquista por excelência é “La Felguera”, então para a sobremesa, seu fundador Servando Rocha vem nos contar segredos anarquistas do subsolo.

>> Para ouvir o documentário sonoro, clique aqui:

Fonte: https://www.eldiario.es/carnecruda/programas/anarquismo-utopia-vive-lucha-sigue_132_7886537.htm

Tradução > Sol de Abril

agência de notícias anarquistas-ana

Chuva no lago
cada gota
um lago novo

Alice Ruiz