Projeto segue a fita. Volume 1 | Edgard Leuenroth e o movimento operário

Estreia 15 de maio de 2021 às 19h00

Ao longo de seus 88 anos de história muitas pessoas passaram pela tribuna do CCS, além das notícias que saiam na imprensa operária e anarquista poucos foram os registros que sobraram sobre essas atividades.

A partir da reabertura do CCS em 1985 xs companheirxs passaram a gravar muitas das atividades em fitas K7 que ficaram guardadas por décadas com os companheiros do Círculo Alfa de Estudos Históricos. Estamos resgatando e digitalizando essas fitas para disponibilizá-las ao público.

Assim, homenageamos companheirxs do passado e damos a oportunidade dxs novxs companheiros conhecerem um pouco de como nossos “velhinhos” pensavam.

Começaremos com o único registro em áudio da segunda fase do CCS, uma maravilhosa palestra de Edgard Leuenroth que, em 1965, com 84 anos de idade veio até o CCS falar sobre a “História do Movimento Operário”.

Em 2016 o CCS lançou a transcrição dessa palestra juntamente com outros textos.

Neste livro trazemos a palestra tratando da história do movimento operário e a análise por ele feita dos desdobramentos das ações anarquistas, dos trabalhadores, do empresariado e do governo. Descreve ainda algumas das lutas, como a pela jornada de 8 horas do 1º de maio, bem como as aterradoras condições laborais, a exploração do trabalho infantil e da mulher, as formas de violência física praticadas dentro do próprio local de trabalho que resultaram nas famosas greves de 1917, antecessoras de uma das maiores “Greves Gerais” da nossa história. Considerando a importância da Greve Geral de 1917 na história do movimento operário e tendo sido o companheiro Edgard Leuenroth preso, acusado e inocentado em decorrência dela, trazemos também outro importante documento: a transcrição da palestra “A Greve Geral de 1917: História e Cotidiano” realizada no CCS em 1992 por Jaime Cubero, Maria Auxiliadora Guzzo Decca e Margareth Rago.

>> Para adquirir o livro:

http://ccssp.com.br/livrariaccs/anarquismo/78-o-movimento-operario-a-greve-de-1917.html

>> Canal do CCS no YouTube:

www.youtube.com/centrodeculturasocial

FB: https://www.facebook.com/events/232842268610131/?ref=newsfeed

agência de notícias anarquistas-ana

acende chama
sorriso no escuro
sol de quem ama

Carlos Seabra