Live | Maria Firmina dos Reis: primeira romancista do Brasil

Domingo agora, dia 16 de maio, às 16 horas a Tenda de Livros recebe no nosso canal do Youtube Juliane Sousa e Luciana Diogo para uma conversa com Daniella Origuela sobre Maria Firmina dos Reis, a primeira romancista do Brasil.

A Live é o último episódio de “Já existiam publicações antes do mercado”.  O primeiro episódio discutiu a origem dos impressos no Brasil, sua circulação e a relação com os livros, e nos conduziu a pensar, inclusive, sobre as relações entre o anarquismo e a tipografia no que diz respeito à produção e circulação. O segundo episódio foi sobre Edgard Leuenroth, anarquista e publicador. E domingo é sobre Maria Firmina dos Reis: ela nasceu em São Luís, no Maranhão no século XIX.

Considerada a primeira romancista brasileira, Maria Firmina em 1847, aos 22 anos,  foi aprovada em um concurso público para a Cadeira de Instrução Primária, sendo assim também a primeira professora concursada de seu Estado. O romance “Úrsula”, impresso na Typographia do Progresso, consagrou Maria Firmina como escritora e também foi o primeiro romance da literatura afro-brasileira. Úrsula teve quinze edições: a primeira em 1859, a 2ª edição é datada de 1975, edição fac-similar pela Gráfica Olímpia – RJ. Também foi lançada pela Editora Presença/INL-Brasília),  pela Editora Mulheres – SC), Companhia das letras e Figura de Linguagem, entre outras.

Maria Firmina colaborou com o jornal A Imprensa, jornal Jardim das Maranhenses, Revista Maranhense, Pacotilha e Diário do Maranhão. A tipografia no Maranhão foi instalada no Império e sua atividade cultural de produção de livros e jornais era vasta no séc. XIX.

>> Já se inscreva no nosso canal, ative o sininho por lá:

https://www.youtube.com/channel/UCKr5pDFJvFgIYfBrf46nAbQ

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/04/29/live-edgard-leuenroth-um-anarquista-da-publicacao-e-da-memoria/

agência de notícias anarquistas-ana

vôo dos pássaros!
fio costurando ligeiro
o céu ao mar.

Tânia Diniz