[França] Conflito israelense-palestino: contra todas as fronteiras, pela paz entre os povos!

COMUNICADO DO SECRETARIADO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA FEDERAÇÃO ANARQUISTA FRANCÓFONA, MEMBRO DA IFA – INTERNACIONAL DAS FEDERAÇÕES ANARQUISTAS

Décadas de conflito, décadas de expulsões, colonização… Tantos anos de desrespeito ao direito internacional.

Décadas de planos de paz para inglês ver… ou que levaram à morte daqueles que os defendiam.

Décadas de feridos e mortos.

Décadas de mentiras, de grupos religiosos fanáticos, palestinos ou israelenses, jogando com ódios.

Demasiados anos em que seres foram variáveis de ajustes segundo os interesses de tantos atores e não apenas israelenses ou palestinos.

Há uma semana, as brasas incandescentes viraram chamas!

Sempre com os mesmos ingredientes: expulsões, resistência e manifestações, repressão ultraviolenta e completamente ilegítima, e agora roquetes contra ataques aéreos.

E sempre os mesmos resultados:

Mortos, feridos, destruição.

Netanyahu e seus aliados de extrema direita (desde aqueles que tentam governar ao seu lado até os “jovens da colina” e outros grupúsculos racistas e violentos), têm todo o interesse, por razões de política interna, e para se proteger da justiça, no caso do Netanyahu, em conduzir ações que reacendam as chamas, que permitam que o Hamas entre em cena.

Se, à primeira vista, pode-se pensar que tudo separa Netanyahu, seus aliados e o Hamas, na verdade, todos estão muito mais jogando um para o outro do que se poderia pensar.

Netanyahu, seus aliados e o Hamas compartilham muito mais o amor pela guerra, pelo ódio, pela divisão, do que o desejo de uma solução duradoura para esse conflito. Conflito que já está durando muito tempo. Tais políticas identitárias e nacionalistas só resultaram na morte de pessoas inocentes e na prisão perpétua (ou quase) de toda uma população da Faixa de Gaza.

Quanto ao segundo poder político palestino, o de Mahmoud Abbas, é inaudível e não parece representar mais esperança para a juventude palestina do que os outros.

Estamos ao lado daqueles que, na Palestina e em Israel, atuam pela paz, pelo respeito aos direitos do povo palestino e que resistem e militam contra as políticas racistas e colonialistas do governo israelense.

Uma paz duradoura no mundo só pode ser alcançada através da abolição de todas as fronteiras e de todos os exércitos!

Mais do que nunca, fora a guerra! Fora a colonização! Fora o nacionalismo! E viva a solidariedade, a paz e a liberdade.

16 de maio de 2021

federation-anarchiste.org

Tradução > Alainf_13

agência de notícias anarquistas-ana

fim de tarde
no farfalhar das folhas
a fala do vento

Alice Ruiz