Anarquismo nas Filipinas

Em uma entrevista, os ativistas Jong Pairez e Bas Umali discutem alternativas para a organização social que se afastam da tradicional – e muitas vezes fragmentada – esquerda.

Este é um trecho ligeiramente editado de Pangayaw and Decolonizing Resistance: Anarchism in the Philippines (PM Press, 2020) por Bas Umali e editado por Gabriel Kuhn.

Entrevista com Jong Pairez e Bas Umali

Na última década, um movimento anarquista notavelmente forte parece ter se desenvolvido nas Filipinas. Você pode nos dar uma breve visão geral?

Jong Pairez: Houve muitos escritos publicados recentemente sobre o anarquismo nas Filipinas, a maioria dos quais são reflexos, bem como perspectivas em direção a uma forma alternativa de luta e organização que se afasta das tradições da esquerda dominante das Filipinas. Posso mencionar a Archipelagic Confederation de Bas Umali  e Sketches of an Archipelagic Poetics of Postcolonial Belonging, de Marco Cuevas Hewitt. Ambos os artigos abordam a importância da diversidade e da política horizontal descentralizada comumente negligenciada por uma esquerda que está unida ao governo no objetivo de construir um Estado-nação unificado. Como Marco argumenta, “o nacionalismo neste sentido pode até ser considerado uma espécie de ‘imperialismo interno’.”

No entanto, teorias surpreendentes nem sempre são coerentes na prática. O que quero dizer é que um movimento capaz de transmitir uma mentalidade anarquista dentro de vários setores da sociedade filipina ainda está em seu estágio inicial. Existem muitas lacunas a aceitar e considerar. Mas, por outro lado, vejo as deficiências como uma vantagem positiva para o movimento anarquista emergente, porque nos dá chances de experimentar criativamente e aprender com os erros.

Há algum movimento histórico nas Filipinas cuja política teve, de sua perspectiva, dimensões anarquistas?

Pairez: Comparado aos movimentos anarquistas na Europa e no Leste Asiático, mais especialmente no Japão, as Filipinas não têm história de tradições e lutas anarquistas modernas no final do século 19 e início do século 20.

No século 19 e durante o auge da luta anticolonial contra a Espanha e o imperialismo americano no início do século 20, todos os grupos revolucionários estavam preocupados com a libertação nacional. Mas de acordo com Benedict Anderson, o autor de Under Three Flags, os anarquistas europeus tiveram um grande impacto sobre os intelectuais filipinos que eram estudantes em Madrid. Um deles, José Rizal, escreveu romances que foram importantes para a história da revolução filipina. Em El Filibusterismo (1891), o protagonista é uma reminiscência de Ravachol, o anarquista francês conhecido por vingar trabalhadores oprimidos bombardeando alvos das autoridades. Rizal simbolicamente igualou isso ao desespero do povo filipino e seu desejo de se libertar do colonialismo.

Mas as teorias e a práxis anarquistas nunca proliferaram naquele período como uma alternativa revolucionária legítima ao colonialismo nas Filipinas. No Japão, o anarquismo plantou suas sementes durante os períodos Meiji e Taishō, quando os anarquistas japoneses se tornaram instrumentos nas lutas contra a guerra e o imperador, bem como na construção de sindicatos militantes. Houve alguns desses desenvolvimentos nas Filipinas, mas obviamente há uma diferença contextual entre a experiência japonesa e a experiência filipina. Portanto, há uma história de luta antiautoritária nas Filipinas, mas é fraca.

Alguns nativos filipinos pacificados, especialmente a classe descontente principalia (nobre), imaginavam um Estado-nação independente de seus colonizadores, mas muitos irmãos e irmãs indígenas lutavam para defender seus modos igualitários de vida nas montanhas e em outras partes do arquipélago. As insurreições quase religiosas na história das Filipinas podem estar ligadas a lutas antiautoritárias devido ao desejo de preservar a autonomia.

Bas Umali: o romance de José Rizal retrata o caráter opressor do colonialismo e sugere uma solução para se livrar dele. De onde ele tirou a ideia de que toda a elite colonial poderia ser exterminada com o acendimento da nitroglicerina escondida em uma lâmpada? A longa estada de Rizal na Europa o alertou sobre a “propaganda pela ação” dos anarquistas. Ao mesmo tempo, sua campanha pela educação como um dos principais componentes da luta pela liberdade é semelhante a [Francisco] Ferrer e ao anarco-sindicalismo espanhol.

Em 1901, Isabelo de los Reyes voltou para casa de uma cela da prisão de Montjuic na Espanha para enfrentar o novo inimigo que desembarcou dos navios de guerra modernos na baía de Manila. O quadro de luta de De los Reyes era muito diferente dos nacionalistas que conhecemos hoje como heróis. Em primeiro lugar, seu objeto de crítica foi o imperialismo. Ele organizou os trabalhadores e os pobres urbanos em Manila e atacou as corporações americanas. Ele praticou o que aprendeu com colegas de cela anarquistas como Ramon Sempau. A Unión Obrera Democrática (UOD), que ele co-fundou, foi o primeiro sindicato operário do arquipélago. Ações diretas por meio de piquetes criativos e greves lançadas por trabalhadores e comunidades, especialmente no distrito de Tondo, em Manila, abalaram o governo colonial, seus parceiros corporativos e a elite local.

Parece que em grande parte do seu trabalho você tenta relacionar as ideias anarquistas às formas tradicionais de organização social nas ilhas Filipinas. Você pode nos contar mais sobre isso?

Umali: Na minha opinião, desde tempos imemoriais, o anarquismo está presente no arquipélago; comunidades primitivas de áreas costeiras à planas floresceram e utilizaram padrões políticos autônomos e descentralizados que facilitaram a proliferação de culturas e estilos de vida altamente diversos.

As organizações sociais primitivas evoluíram até que as estratificações sociais se formaram e se tornaram instituições. O arquipélago possui várias tribos com identidade, cultura e organização sociopolítica próprias. Antes que o autoritarismo contagiasse o movimento revolucionário do arquipélago, a ação direta era praticada.

Um exemplo é o “motim de Cavite” de 20 de fevereiro de 1872, quando sete oficiais espanhóis foram mortos em um motim no estaleiro naval de Cavite. Como consequência, as autoridades espanholas ordenaram a prisão de crioulos, mestiços, padres seculares, comerciantes, advogados e até mesmo alguns membros da administração colonial. Para incutir medo nas pessoas, foi realizado um julgamento de canguru e três padres seculares foram estrangulados na frente de 40.000 pessoas. Seis meses depois, 1.200 trabalhadores entraram em greve, estabelecendo o primeiro recorde na história do arquipélago. Muitas pessoas foram presas, mas o governo não conseguiu identificar um líder e, eventualmente, todos foram libertados. O general Izquierdo aparentemente concluiu que “a Internacional abriu suas asas negras para lançar sua sombra nefasta sobre as terras mais remotas”.

Como as formas tradicionais de organização social se relacionam com o movimento de independência?

Umali: O Movimento de Propaganda era basicamente composto pela elite educada local. Eles adotaram a chamada estrutura iluminista da Europa. Nomes gigantes da história como os de Rizal, Emilio Aguinaldo, Emilio Jacinto, Andrés Bonifacio, Antonio Luna, Apolinario Mabini e Marcelo del Pilar estavam todos comprometidos com o nacionalismo como base para unir o povo oprimido.

A elite criou com sucesso a ideia de uma comunidade abstrata em grande escala, integrando culturas altamente diversas. O ponto culminante da agitação do Movimento de Propaganda foi o estabelecimento da organização Katipunan que mais tarde formou o primeiro governo do arquipélago seguindo o modelo nacionalista do Ocidente. As instituições centralistas, coercitivas e patriarcais dominaram as relações sociais no arquipélago e minaram os temas tradicionais de cooperação mútua e diversidade. A escravidão existia na forma do sistema de pólo. A pobreza e a marginalização foram introduzidas em comunidades que costumavam ser prósperas e viver em relativa liberdade.

Exceto por tribos e comunidades nas áreas mais remotas, todo o arquipélago tornou-se parte da doutrina régia e da hierarquia espanhola.

O que você pode nos contar sobre o atual movimento anarquista nas Filipinas?

Umali: Atualmente, a organização não hierárquica mais ampla está limitada a grupos indígenas que efetivamente mantêm as práticas tradicionais. O ativismo antiautoritário ficou adormecido após a desintegração do UOD. No entanto, a anarquia é bastante forte em muitos lugares de Luzon, Visayas e Mindanao. A resiliência das comunidades indígenas está relacionada às suas tradições autônomas. Embora sejam obrigados a coexistir com o Estado, não se sentem parte dele.

A anarquia e o antiautoritarismo começaram a recuperar um certo ímpeto na cena punk durante o início dos anos 1980. A política antiautoritária do Punk começou inicialmente como uma crítica ao caráter convencional da sociedade filipina. Logo, a cena punk e hardcore começou a exibir políticas anti-hierárquicas e propaganda anarquista consciente. O movimento atraiu um número cada vez maior de indivíduos, especialmente depois dos motins anti-Organização Mundial do Comércio em Seattle iniciados pelo Black Bloc – a “propaganda pela ação” de nosso tempo.

Inúmeros coletivos foram formados desde então na Região da Capital Nacional (NCR), Davao, Cebu, Lucena e outras cidades. Eles realizaram várias atividades, como Food Not Bombs, oficinas comunitárias, piquetes, fóruns de discussão, publicações, shows e grafite.

Pairez: Desde a virada do século 21, grupos ativistas e coletivos que se identificam como anarquistas estão de fato brotando como cogumelos selvagens nas Filipinas. Mas, como Bas diz, seu histórico está no fenômeno punk dos anos 1980, não no anarquismo do século 19. Gostaria de discutir isso um pouco mais, dada sua importância para o atual movimento anarquista no país.

A subcultura punk chegou às Filipinas como resultado da diáspora filipina. O início pode ser atribuído a adolescentes filipinos ricos que voltaram da Europa e dos Estados Unidos para o país no final dos anos 1970. Eles eram frequentemente chamados de balikbayanbalik significa retornar e bayan é a pátria. Alguns deles trouxeram o punk rock, que foi popularizado pelo programa de rádio DZRJ-810 AM “Rock of Manila”. Nessa época, a ditadura militar do presidente Ferdinand Marcos estava no auge. A mídia era controlada pelo Estado, mas algumas pequenas estações de rádio conseguiram operar fora das sanções estatais. Música de nomes como Sex Pistols e The Clash surpreendeu os ouvintes de Manila, e a cena “Pinoy punk” nasceu.

Depois de se tornar popular, o punk rock representou a insatisfação da juventude filipina com a sociedade conservadora filipina. O que, no início, parecia apenas mais uma convulsão musical, de natureza muito apolítica, mais tarde se desenvolveu em um desafio radical à autoridade. A juventude do punk rock começou a explorar a política do faça-você-mesmo e o anarquismo que estavam associados a ele.

Infelizmente, a era de ouro da cena punk rock nas Filipinas coincidiu com o declínio do punk no Ocidente, que teve seus efeitos propagadores. A mídia de massa filipina começou a abraçar as imagens punks e se tornou fundamental para novas estratégias de marketing de empresas multinacionais. A gigante dos refrigerantes Pepsi começou a patrocinar concursos de bandas punk na TV filipina. Isso ainda durante a ditadura de Marcos. Vários anos depois, depois que a ditadura foi substituída por um governo democrático sob Corazon Aquino, a mídia de massa filipina espalhou um medo de culto satânico para desacreditar a cena punk, até porque era uma maneira conveniente de encobrir o massacre de Mendiola.

Quando outros gêneros musicais, como new wave, hip-hop e crossover, ganharam mais influência, isso criou uma divisão entre os punks e outros. Mesmo dentro da cena punk, a fragmentação tornou-se tão violenta que os grupos frequentemente entraram em conflito sobre suas preferências musicais. Foi uma tendência que ecoou a da esquerda maoísta.

A esquerda nas Filipinas sempre foi caracterizada por severas lutas internas. Isso também é um problema para o movimento anarquista?

Pairez: O início dos anos 1990 é chamado de período da “Grande Divisão de Esquerda” devido ao fracasso do Partido Comunista das Filipinas em liderar a derrubada da ditadura de Marcos. O movimento de esquerda outrora forte e coeso foi enfraquecido por lutas internas entre os quadros do partido. Houve até assassinatos devido a diferenças ideológicas não resolvidas sobre como liderar o levante popular na Avenida Epifanio de los Santos [onde ocorreram a maioria das manifestações durante a Revolução do Poder Popular].

Infelizmente, a fragmentação também está entre as falhas e erros do movimento anarquista emergente – alegações mesquinhas sobre quem é mais anarquista do que o outro e assim por diante. Espero que possamos superar esse erro abraçando nossas diferenças e sendo fiéis à ideia de diversidade. Devemos aprender com as experiências de nossos irmãos e irmãs indígenas e deixar o gueto do punkdom.

Fonte: https://www.newframe.com/new-books-anarchism-in-the-philippines/

Tradução > Da Vinci

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/04/15/ajuda-mutua-nao-caridade-nas-filipinas-marco-de-2021-apoiando-motociclistas-de-triciclo-e-operadores/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/01/30/filipinas-um-apelo-para-fundos-solidarios-energia-solar-movel-autonoma-tekp/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/10/30/eua-lancamento-pangayaw-e-a-resistencia-de-descolonizacao-anarquismo-nas-filipinas/

agência de notícias anarquistas-ana

Ambas amarelas,
de folha em folha na horta
Duas borboletas

Matusalém Dias de Moura