[França] Julgamento dos assassinos de Clément: a extrema-direita é um veneno mortal

Na sexta-feira 4 de junho, o Tribunal de Evry Assize condenou os dois ex-nazistas skinheads pela morte de nosso camarada Clément Méric a oito e cinco anos de prisão. Estas sentenças, menos severas do que em primeira instância, confirmaram, no entanto, que eram de fato os nervos fascistas que estavam por trás do ataque e tinham atingido os primeiros golpes.

Este julgamento e seu veredicto são uma clara negação da tese dos apoiadores dos assassinos, incluindo seu ex-mentor, Serge Ayoub, vulgo Batskin (ex-líder carismático dos skinheads neonazistas parisienses), e amplamente divulgada na mídia de extrema-direita e não só: esta não foi uma simples briga entre duas gangues rivais que deu errado. Os assassinos agiram de forma consciente e por ódio político.

Esta agressão é característica da verdadeira natureza da extrema-direita e da essência de seu projeto político: estabelecer uma ordem racista, patriarcal e autoritária pela violência ou pelas urnas. Vemos isso todos os dias com a multiplicação de ataques racistas, antissemitas, islamofóbicos, contra pessoas LGBTI, mas também contra todos aqueles que lutam por um mundo mais justo. Clément Méric, um ativista do Solidaires Etudiants-e-s e da Ação Antifascista Paris-Banlieue foi um inimigo designado, como todos aqueles que carregam um projeto político de solidariedade e emancipação social.

A extrema-direita se alimenta das desigualdades sociais deste sistema capitalista para prosperar. Para lutar contra um é preciso lutar contra ambos. Diante da extrema-direita, nossa resposta deve ser firme, unida e intransigente. Já saudamos o sucesso da manifestação de 5 de junho em Paris e pedimos a todos que amplifiquem ainda mais a mobilização pelas liberdades e contra as ideias de extrema-direita em 12 de junho em todo o território e em 3 e 4 de julho em Perpignan durante o congresso do Rassemblement national.

Antifascistas, em todos os lugares, o tempo todo.

UCL, 6 de junho de 2021

Fonte: https://www.unioncommunistelibertaire.org/?Proces-des-assassins-de-Clement-l-extreme-droite-est-un-poison-mortel

Tradução > Liberto

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/10/05/franca-video-lyon-antifa-rua-e-renomeada-em-homenagem-a-clement-meric/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/06/02/franca-quatro-anos-apos-a-morte-de-clement-meric-contra-todas-as-formas-de-racismo-e-a-extrema-direita/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2016/06/10/franca-paris-manifestacoes-por-clement-meric/

agência de notícias anarquistas-ana

Todos dormem.
Eu nado na noite que
entra pela janela.

Robert Melançon

Leave a Reply