[Grécia] Uma estrela negra no coração de Exarchia | 2° capítulo

A solidariedade continua com coletivos e locais autogestionados na Grécia, apesar da pressão e da intimidação das autoridades.

UMA ESTRELA NEGRA NO CORAÇÃO DE EXARCHIA

Fora Notara 26, outro lugar resiste em Exarchia há dez anos, um lugar conhecido em toda a Grécia: o K*Vox. Este centro social autogestionado se encontra na praça central do bairro e oferece várias atividades: biblioteca, livraria de livros usados ​​em apoio às lutas, debates e exibição de filmes, shows e bar autogestionados em apoio a presos políticos… Este lugar também é notoriamente conhecido por ser a sede do grupo anarquista Rouvikonas¹, um dos piores inimigos do poder grego e cujo logotipo é uma estrela negra com sua inicial (o R escreve-se P em grego).

Nas últimas semanas, o K*Vox também se tornou um local de coleta de alimentos e cozinha de solidariedade. O grupo Rouvikonas, depois de ter multiplicado as ações de solidariedade na Ática desde o início da crise, propôs a criação de uma coordenação de grupos e estruturas de solidariedade na Ática. Eram 8 até hoje e agora são 11 unindo forças em uma convergência de lutas que fazem a alegria de muitos integrantes do movimento social.

Hoje, os pratos preparados no K*Vox (e em outros lugares) saem acompanhados de sacolinhas de frutas destinadas a famílias precárias e moradores de rua que estão, de certa forma, sob a proteção do Black Star e outros grupos de coordenação. O despertar da consciência política às vezes envolve apaziguar a fome: uma praga que atinge cada vez mais durante este período difícil na Grécia.

Para nós, apoiar o K*Vox se tornou fundamental para realizar estas tantas refeições gratuitas que fazem parte integrante do projeto político dos nossos companheiros de luta: mostrar à sociedade que queremos uma sociedade baseada na solidariedade e não na competição estéril. Na ala direita do K*Vox se encontra uma estrutura de saúde autogestionada de Exarchia, que existe desde seu início, há 8 anos.

Ao mesmo tempo, as ações de Rouvikonas continuaram durante o mês de junho, às vezes organizadas simultaneamente em vários pontos de Atenas (por exemplo, em resposta às condições de trabalho insuportáveis ​​em certas empresas). Mas o grupo e seus muitos apoiadores também estiveram presentes nas manifestações contra a passagem da jornada de trabalho para 10 horas em vez de 8 horas.

O K*Vox também se espalhou, não na forma de ocupação, mas de uma locação num bairro vizinho: trata-se do centro social autogestionado Skopeftirio que começa a ser conheçido em Kaisariani (que foi um foco de lutas durante a guerra civil após a segunda guerra mundial) e oferece atividades semelhantes ao K*Vox. Se você estiver de passagem por Atenas nos próximos meses, tome uma bebida no K*Vox (que passou por uma reforma) ou no Skopeftirio, ao invés de deixar seu dinheiro para os proprietários das cervejarias higienizadas do campo adverso.

Obrigado mais uma vez àqueles que nos apoiam para continuar a dar vida à utopia concreta e perseverar na adversidade. Nem pensar em desistir, mesmo que os tempos sejam difíceis. Até breve para mais notícias do bairro ou outros lugares que ainda estão de pé e onde novos coletivos acabam de ser criados! Não, nada está acabado, seguir cenas dos próximo capítulo!

Saudações fraternas de nossos camaradas e companheiros utópicos aqui,

Maud e Yannis e os membros e apoiadores da ação

PS: se você deseja apoiar as próximas ações nos dias que virão (obviamente sem subsídio ou parceria da mídia ou os servidores do poder) voltadas para vários outros coletivos e locais autogestionados em Atenas e outros lugares), é aqui:

1- Para fazer uma transferência para ANEPOS

IBAN: FR46 2004 1010 1610 8545 7L03 730

BIC: PSSTFRPPTOU

Assunto: “Ação de solidariedade à Grécia”

2- Para participar via PAYPAL, siga o link:

https://www.paypal.com/cgi-bin/webscr?cmd=_s-xclick&hosted_button_id=LMQPCV4FHXUGY&source=url

3- Para enviar cheque nominal a ANEPOS

Endereço postal: ANEPOS – Action Solidarité Grécia – 6 allée Hernando – 13500 Martigues

Contato: solidarite@anepos.net

Telefone. Grécia (0030) 694 593 90 80 / Tel. França 06 24 06 67 98

Se você está planejando vir de carro para a Grécia neste verão e ter espaço em seu veículo, avise-nos.

[1] Breve apresentação de Rouvikonas (vídeo de 10 minutos):

https://www.youtube.com/watch?v=342ZzVVCm70

Fonte: http://blogyy.net/2021/07/02/une-etoile-noire-au-coeur-dexarcheia-%e2%98%85/

Tradução > Mawie

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/07/08/grecia-as-entregas-para-a-exarchia-ja-comecaram-1-capitulo/

agência de notícias anarquistas-ana

Na noite escura
um mar de espuma
chama pela lua

Eugénia Tabosa