Primeira Linha Anarquista Vanguarda da Greve Nacional na Colômbia

A pandemia do corona vírus e o rigoroso confinamento provocou uma explosão social sem precedentes na Colômbia. A bancarrota econômica e a recessão fizeram seu preço para a população mais vulnerável. Não é necessário ser um vidente para prever com clareza o que iria acontecer neste mês de maio de 2021. Como esquecer o assassinato de Dilan Cruz – transmitido ao vivo e direto pela polícia durante os protestos em Bogotá em 2019, que marcaram o inconsciente coletivo da juventude.

Esta é uma conjuntura de natureza social e econômica que provocou uma inusitada onda de indignação tanto no campo quanto na cidade. Ou seja, os povos indígenas da Minga, CRIC, ONIC, camponeses, trabalhadores, afro-colombianos e jovens dos setores populares que, após décadas de exclusão e abandono, exigem ser ouvidos e levados em consideração.  Estamos diante de uma montonera¹, uma guerra de castas, uma guerra popular entre ricos e pobres. A revolta popular acelerou vertiginosamente após a tentativa do governo nacional de impor uma reforma fiscal (pacote neoliberal) e aumentar os impostos sobre o povo colombiano, vítima de um modelo de desenvolvimento que o sufoca. Levaria 12 gerações para sair da pobreza.

Mas não é a primeira vez que isso acontece, pois se nos referimos a dados históricos, em 1781 os Comuneros del Socorro (Santander) também se levantaram em resposta ao Decreto Real emitido por Carlos III que cobrava impostos a sujeitos americanos e reservava o monopólio do cultivo de tabaco e licor. No final, os líderes foram executados após serem traídos pelo Arcebispo Caballero y Góngora, que atuou como mediador. Tudo se repete ciclicamente nestes últimos 500 anos e apenas as datas do calendário mudam.

A América Latina tem sido a região do mundo mais afetada pela pandemia do corona vírus porque em um ano recuou quase uma década nas conquistas feitas na luta contra a fome e a miséria. Se o setor produtivo não for reativado, a única coisa que nos espera é a ruína e a falência.

Na Colômbia há 20.000.000 de pessoas ganhando apenas 3 dólares por dia e milhões a mais que só comem uma refeição por dia. A eterna agonia arrasta os mais vulneráveis à angústia e ao desespero, acelera as doenças mentais e psíquicas, o estresse, a depressão, a ansiedade e as tentativas de suicídio.

Somos parte de um sistema capitalista medieval que classifica os seres humanos em estratos sociais, em castas de párias e intocáveis, de invisíveis, os mais baixos e os ruins, os impuros que devem “aceitar” o destino ou carma de uma raça nascida para sofrer e servir aos senhores dos estratos superiores. Os deserdados não têm projeto de vida e somente desespero e inquietação os espera. Não há emprego, não há subsídio de desemprego, não há aposentadoria, não há poupança, não há moradia, não há patrimônio para garantir-lhes um futuro decente. Sonhar com um amanhã melhor não custa nada. Afinal de contas: nascer pobre para morrer pobre. O ex-prefeito de Cali, Maurice Armitage, afirma que isto não será resolvido pelo Estado, mas pela iniciativa privada, que deve investir em programas sociais de curto e longo prazo com o apoio de fundações e da Igreja Católica representada por Monsenhor Darío Monsalve. Um processo de industrialização e formação profissional para 30.000 jovens deve ser promovido. Infelizmente, eles cairão sob a tutela de padres, ONGs e outros “benfeitores”.

Nas favelas populares dos subúrbios estão concentrados os migrantes econômicos e os deslocados pela violência das áreas rurais. Uma população de impressionante diversidade étnica (todos de sangue afro-colombianos; indígenas; camponeses; mestiços e crioulos) superlotada e segregada em guetos-buracos que carecem de serviços básicos. As novas gerações, ao invés de se resignarem ao seu destino, decidiram tomar as ruas e lutar sem proteção por seus direitos, que já foram violados milhares de vezes. As escolas estão fechadas e crianças e jovens sem acesso à educação virtual abandonaram as aulas. Alimentada com quarentenas após 14 meses de confinamento, a tragédia humanitária é imensurável.

O único destino desses jovens de uma geração perdida é aumentar as fileiras de quadrilhas criminosas ou de traficantes de drogas. Aqueles que são desprezivelmente chamados escumalha ou lumpen, vítimas de vícios, já tiveram o nó no pescoço e estão sendo levados à forca. Como transformar uma sociedade tão injusta e estruturada sob princípios classistas e racistas?

O ideal para o sistema é que esses jovens e adolescentes dos estratos mais baixos escapem da cruel realidade com drogas e álcool, televisão, redes sociais, pornografia, Play Station ou videogames. A sociedade capitalista de consumo produz um encantador êxtase opiáceo. Alienados e brutalizados não representam mais uma resposta desestabilizadora. Diante da falta de oportunidades de trabalho, a única alternativa que têm é imigrar para o exterior, de preferência para os EUA, Canadá, Austrália, Japão ou Europa, ou juntar-se a grupos criminosos ou a redes de prostituição. Outros como muitas pessoas perseguidas politicamente, podem exilar-se ou procurar asilo em um país que lhes oferece proteção.

Colômbia – de acordo com um relatório do Índice de Desenvolvimento Regional da América Latina (Idere-Latam) é um dos países mais desiguais da América Latina, especialmente em termos de bem-estar socioeconômico. Desigualdades que se originam de seu próprio nascimento como nação. Em 1886, os conservadores instituíram uma república centralista e aboliram os Estados Unidos progressistas e liberais da Colômbia. Nascia a República da Colômbia, onde o estado unitário com sede em Bogotá administra os destinos do país. Este princípio de exclusão e desigualdade é a causa dos grandes problemas de autoritarismo do poder executivo, condenando as regiões à dependência administrativa, política e econômica.

Como resultado da pandemia do coronavírus, a pobreza crônica aumentou 7% em relação a 2019 e já afeta 23 milhões de pessoas. Em Cali, por exemplo, são registrados 600.000 jovens, uma alta porcentagem dos quais pertencem às classes mais baixas e uma boa parte deles pertence aos 220.000 desalojados. A maioria deles não tem um emprego ou uma renda estável. (Na Colômbia, 60% estão envolvidos em trabalho informal). É por isso que é urgente implementar uma renda básica para aliviar tantas privações e carências. Além disso, temos que acrescentar mais de um milhão de refugiados venezuelanos (80.000 em Cali), o que torna o quadro ainda mais dramático. Em Cali as comunas populares são formadas por migrantes rurais do sul do país (Cauca, Nariño, Chocó e toda a costa do Pacífico). Gerações empobrecidas que nasceram e foram criadas em meio à violência (deslocados pelo conflito armado e pela investida dos cartéis de drogas). Fatores que exacerbam o ódio de classe e a vingança social. A dignidade humana pisoteada só pode gerar rebeldia e insubordinação.

O governo Duque deve assumir o erro crasso de tentar aprovar uma Reforma Tributária que pretendia financiar projetos sociais aumentando os impostos sobre a renda e as commodities (embora também estivesse planejado reformar o sistema de saúde, educação e trabalho). Mas teve que socorrer os bancos para aliviar as perdas da pandemia ou comprar 24 aviões de guerra F-16. Esta tem sido a tempestade perfeita que desencadeou a raiva e a indignação das classes populares como nunca antes visto. Um motim dos deserdados que colocou o regime narco-paramilitar colombiano em xeque. Em 28 de abril de 2021, nasceu o Movimento da Juventude Popular e de Bairro.

Alguns cientistas e analistas políticos acreditam que a única esperança real de mudar o sistema são as próximas eleições em 2022. Algo muito improvável porque historicamente os poderes (organizados em partidos) nunca abrirão mão de seus privilégios. Os três ramos do governo: legislativo, executivo e judiciário não são independentes, mas são completamente controlados pelas castas dos partidos políticos tradicionais e são governados por códigos mafiosos onde prevalecem o clientelismo, o nepotismo e a troca de favores institucionalizados.

Do Palácio de Nariño, o Presidente Duque, como chefe supremo das forças armadas, ordena que a polícia, a polícia motorizada, GOES, ESMAD e o exército disparem contra os manifestantes para desmobilizar os protestos. Ele promete esmagar a conspiração Castro-Chavista que semeia o caos e o terror entre os cidadãos. O Ministro da Defesa responde: “o Estado não vai se ajoelhar diante de membros de gangues e terroristas desajustados cujas exigências são inaceitáveis”. O genocídio juvenil foi escolhido como a melhor maneira de pacificar o país. O mais perverso é enfrentar jovens policiais e soldados, filhos de trabalhadores e camponeses cujos superiores ordenam que atirem nos jovens das comunas que poderiam muito bem ser seus próprios irmãos de classe.  A semente do mal criou raízes e as regras militares regem a chamada “democracia” à vontade.

Fiel aos princípios ideológicos da Segurança Democrática, não importa o que aconteça, a revolta deve ser desmobilizada. Essas marchas e bloqueios não podem ameaçar a “soberania nacional”. De acordo com os manuais antiterroristas, os líderes devem ser capturados, torturados, desaparecidos e mortos para que seus “capangas” possam aprender sua lição. Dentro de algumas semanas as águas voltarão ao seu curso e a paz e a tranquilidade voltarão a reinar na “capital mundial da salsa”. A tática escolhida pelo governo é deixar passar o tempo até que os “chusmeros” (como foram chamados os liberais que queimaram o centro da capital após o assassinato de Gaitán no “Bogotazo” de 1948) se cansem e se rendam ao Estado de Direito. “Porque este é um plano macabro da esquerda radical e dos traficantes de drogas para desestabilizar a democracia”. O Ministério Público vai processar por “terrorismo e conspiração para cometer crimes” aqueles que permanecem nos pontos de resistência.  A estigmatização e a perseguição são promovidas pelos setores ricos temerosos de uma invasão dos “vândalos” que põem em perigo seu patrimônio e sua propriedade privada.

Portanto, não há escolha a não ser barricar-se na Primeira Linha, Segunda Linha ou Terceira Linha, para levantar as bandeiras brancas naquelas “repúblicas independentes” onde são realizadas as assembleias populares ou as cozinhas populares. Os montoneros descalços lutam nas barricadas prontos para sacrificar suas vidas pela causa. Porque as forças públicas aplicam sem cerimônia a pena de morte – inconstitucionalmente abolida desde 1910 – os espaços libertados são declarados, Puerto Resistencia em Siloé, La Candelaria, La Loma de la Cruz, La Loma de la Dignidad, a ponte das mil lutas, a passagem do comércio, Portada del Mar, Jamundí, Jumbo, Buga, Bogotá no portal das Américas ou Portal Resistencia, o monumento aos Heróis, Portal Suba, parque da Resistência em Medellín, etc., etc., etc.

Hoje Cali é a capital da resistência e o foco da insurreição colombiana e latino-americana. Uma revolta que transcendeu fronteiras e colocou a Colômbia na primeira página da mídia mundial.

O Congresso da República se tornou o ninho dos maiores assaltantes do país.  Os pais da pátria, a burguesia usurária, os proprietários de terras junto com seus parceiros estrangeiros compartilham igualmente o roubo de recursos naturais e matérias-primas. Esses distintos médicos são os que compartilham com as mãos cheias a bonança dos dólares do tráfico de drogas. A ganância desta máfia de 200 famílias que possuem 46% da terra não tem limites: evasão fiscal, crimes fiscais, homens de fachada, lavagem de dinheiro, contas em paraísos fiscais, contratos e comissões ilegais. Um saque que ascende a 50 bilhões de pesos. Os casos mais famosos de furto são os da Odebrecht, Reficar, Hidroituango, mineração ilegal da Metales Hermanos SA e C&J Gutiérrez, INVIMA, Navelena, Corficolombiana, etc…

Neste momento as Forças Armadas estão cerrando fileiras em torno do Presidente Duque que se recusa a dialogar com os “montoneros” ou “guerrilheiros do ELN ou dissidentes das FARC” (pressionados pelos generais chefiados pelo sanguinário General Zapateiro, pelo Ministro da Defesa Molano e pelo ex-presidente Uribe) “O governo não se sentará para negociar uma lista de reivindicações com as gangues de jovens, com os vândalos terroristas que semeiam o caos”. Se as coisas ficarem muito difíceis, não deve ser descartada a possibilidade de um autogolpe de Estado, como no Peru em 1992, anulando garantias constitucionais e decretando o estado de emergência. É por isso que a frase do ex-presidente Laureano Gómez, o “basilisco”, pronunciada em 1951, torna-se invulgarmente válida: “O país deve ser incendiado para manter o poder”. Esta tribuna do povo, admiradora do nazismo e do franquismo, mostrou uma ideologia racista, classista e segregacionista. Laureano Gómez governou sob um estado de sítio e restringiu os direitos dos cidadãos na chamada “revolução da ordem”.

O resultado desta investida infernal que durou mais de dois meses é calculado em 1.300 feridos, mais de 90 mortos, 1.500 feridos, um número indeterminado de torturados, desaparecidos, prisioneiros políticos, abusos sexuais, mulheres estupradas, com um olho só, cegas, aleijadas.

Os órgãos internacionais de direitos humanos poderão garantir que os culpados de crimes contra a humanidade sejam levados à justiça? Em geral, estes casos são adiados no tempo e, após um longo processo, devido à falta de provas, são arquivados. É improvável que membros da polícia ou do exército sejam levados à justiça, como já aconteceu em outras ocasiões. A partir de 8 de junho, a CIDH da OEA verificará in situ as violações dos direitos humanos. No final, talvez todas as mortes sejam em vão e, como sempre, os culpados gozarão de impunidade. Durante a ditadura do General Rojas Pinilla, em 8 e 9 de junho de 1954, ocorreu o massacre da Ciudad Universitaria em Bogotá, durante a homenagem ao estudante Uriel Gutiérrez, massacre que o regime atribuiu a “tiros disparados por agentes perturbadores desconhecidos, inimigos comunistas tentando mergulhar a Colômbia no caos e na anarquia”. A intervenção violenta da polícia e dos militares foi em suposta autodefesa e não para matar os estudantes, pois eles foram atacados com armas de fogo pelos “agentes infiltrados”. O ditador prometeu uma “investigação rigorosa” destes trágicos acontecimentos, mas até hoje, como geralmente acontece nestes casos, nada foi esclarecido.

Como também no caso das execuções extrajudiciais ou falsos positivos que, segundo a JEP (Jurisdição Especial para a Paz) entre 2002 e 2008, as Forças Armadas, a fim de demonstrar bons resultados aos seus superiores (presidente e ministro da defesa) na luta contra a guerrilha e quadrilhas criminosas, mataram pelo menos 6.402 civis que foram apresentados como “baixas de combate”. Um fenômeno macro criminal mais típico do nazismo ou do pinochettismo.

Na apreensão do Palácio da Justiça pelo M19 em 1986, a liderança do exército forçou o Presidente Betancur a autorizar o assalto ao Palácio da Justiça, massacrando guerrilheiros, magistrados, trabalhadores e qualquer outra pessoa que se atravessasse no caminho. “Morto o cão, morto a raiva” são os princípios éticos e morais das Forças Armadas.

Os EUA dão US$ 150.000.000 em ajuda anual à polícia colombiana para combater o tráfico de drogas. Os equipamentos e armas utilizados na repressão dos protestos são feitos nos EUA ou importados da Europa ou de Israel.

A Colômbia é uma peça-chave do imperialismo norte-americano, razão pela qual o Plano Colômbia e o Plano Patriota foram implementados (investindo bilhões de dólares para combater a guerrilha e os grupos de tráfico de drogas). Para Washington, a prioridade é garantir a segurança e a estabilidade do hemisfério.  A administração democrática do Presidente Biden certifica positivamente o governo Duque sobre a questão dos direitos humanos. Enquanto o Alto Comissário da ONU, a Human Rights Watch e a Anistia Internacional exigem que o governo acabe com a violência e a repressão. Na grande marcha de 9 de junho “A tomada de Bogotá”, a principal exigência foi: renúncia do presidente e eleições antecipadas. Porque “a soberania na Colômbia reside exclusivamente no povo de quem emana o poder público”.

O partido do governo (CD) e seus aliados (Partido Conservador, de la U, Mira, Colômbia Justa Libres, Cambio Radical) afirmam que esta insurreição não é espontânea, mas planejada por agentes (guerrilheiros) infiltrados da Venezuela e de Cuba com o apoio da Rússia e até mesmo da China. Trata-se de uma trama completa e é necessário agir com força contra o inimigo interno. É necessário decretar a militarização do país e um estado de sítio. O principal suspeito desta hecatombe é o ex-guerrilheiro do M19, Petro, senador da República pela Colômbia Humana e líder da bancada da oposição. A contrainformação, a mentira como doutrina do Estado, faz parte da guerra suja que criminaliza os protestos. A imprensa pró-governamental esconde a realidade e prefere dedicar-se às notícias mais frívolas do entretenimento ou à transmissão de jogos de futebol ou corridas de ciclismo. O Presidente Duque, a fim de reduzir a tensão nas ruas, é conciliador e promete uma vacinação maciça contra a Covid 19, bem como o estabelecimento de uma renda básica e a matrícula zero nas escolas e universidades.

Uribe Velez de sua conta no Twitter lança sua artilharia cibernética induzindo a alcateia fascista a se armar e tomar as ruas para desobstruir os bloqueios com sangue e fogo. A pátria está em perigo! A solução é a Praça Tiananmen, o massacre de Tlatelolco no México, ou seja, um golpe fulminante e fortíssimo para aniquilar os “terroristas”. A resposta violenta do Estado é a de um regime fascista e deve ser extirpada.

Como reprimir a insurreição? Com uma “mão firme e um grande coração” esta é uma tarefa confiada às forças de autodefesa das “camisas brancas”, aos paramilitares, aos esquadrões da morte, aos carros fantasmas, aos assassinos e atiradores furtivos, à polícia infiltrada, ou aos agentes do SIC ou aos serviços de inteligência. De acordo com os manuais antiterroristas, os líderes da greve devem ser capturados, torturados e desaparecidos para servir de lição para seus capangas. A opinião pública não se dá conta e não mede o que está acontecendo em Cali. Estamos diante de um inegável protesto geracional que está abalando as fundações do Estado colombiano. Este terremoto social é o resultado de uma profunda crise humanitária.

O regime narco-paramilitar colombiano decidiu que somente semeando o terror é possível recuperar a paz e a tranquilidade. Nas ruas de Cali está sendo travada uma batalha revolucionária onde os jovens, na ponta de pedras e paus e com escudos de lata, enfrentam as forças da lei e da ordem que covardemente atiram fogo vivo, pelotas, bolas de borracha ou bombas de gás lacrimogêneo. As greves e bloqueios são um autêntico teatro de guerra. A verdade é que não será com pombas da paz ou com palavras de amor e amizade que esta ditadura fascista insana será derrotada. Como foi demonstrado no caso do padre guerrilheiro Camilo Torres em meados dos anos 60, que, diante da intransigência da classe dominante, decidiu que não havia outra alternativa senão pegar em armas para derrubar a oligarquia. “Como é impossível conquistar aqueles que controlam a máquina eleitoral e todos os fatores de poder, os grupos de oposição que chegam ao parlamento nunca poderão fazer transformações revolucionárias; pelo contrário, sua presença no congresso torna mais fácil para a oligarquia dizer que na Colômbia existe democracia porque existe oposição”. Um dos postulados mais instrutivos do padre guerrilheiro é “aquele que escrutina as escolhas” porque o voto é manipulável e em muitos casos é uma mercadoria que é comprada ou imposta através de ameaças e coerção.

O governo aconselha os insurreicionistas a fazer uso da Constituição de 91 e a criar seu próprio partido político e a participar das eleições. Eles devem tomar o exemplo dos “indignados espanhóis” que fundaram Podemos e obtiveram um grande sucesso eleitoral ao obter 5 eurodeputados e entrar no Congresso com 69 deputados. A democracia colombiana supõe-se generosa e os deixa defender suas reivindicações no Congresso da República. Embora para conseguir uma mudança real ou para ser uma alternativa de poder, é quase impossível obter um voto majoritário sem uma máquina burocrática e partidária muito poderosa. Tudo isso pode ser mudado nas urnas? E, além disso, os jovens não têm a possibilidade de concorrer ao Congresso porque para ser elegível você tem que ter mais de 30 anos de idade. Mas no final das contas, é um verdadeiro suicídio entrar no jogo de uma falsa democracia.

Se não houver apoio social e nenhum fundamento político, esta revolta – como aconteceu historicamente em outras ocasiões – não dará frutos. Precisa da pressão das massas, do sindicato de trabalhadores, proletários, camponeses, sindicatos, estudantes, ou seja, não centenas, mas milhares e milhares de pessoas de todas as classes sociais para se fazer respeitar na mesa de negociações. Do Palácio de Nariño eles escolheram ignorá-los, não determiná-los. Eles não existem.

O paradoxo do caso é que, se as eleições fossem realizadas neste momento, talvez, as forças de ultradireita ganhariam exatamente como aconteceu com o Plebiscito de Ratificação dos Acordos de Paz de 2016 com as FARC. 50,2% dos eleitores optaram pelo voto no não.

Geograficamente, Cali é um porto interior no Oceano Pacífico, altamente disputado entre cartéis de drogas e o crime organizado. Hoje, a capital do Valle del Cauca sofre uma guerra de baixa intensidade com helicópteros, aviões, drones e a mobilização de milhares de policiais e soldados treinados na guerra de guerrilha ou na luta contra o tráfico de drogas.

Os jovens das localidades, bairros e comunas são um novo sujeito político e devem ter voz e visibilidade nas mesas de negociação porque só eles podem se representar. Qualquer acordo com o governo que os ignore é considerado nulo e sem efeito. As assembleias populares estão exigindo educação, saúde, moradia, trabalho, salários dignos, renda básica ou subsídios, reparações às vítimas, reforma policial, desmantelamento da ESMAD e desmilitarização em toda a Colômbia. Mas sabe-se antecipadamente que o novo Pacto Social exigido pelos manifestantes não será alcançado em um curto período de tempo.

A sociedade colombiana está completamente polarizada entre os seguidores do Centro Democrático pró-Uribe e as forças progressistas da esquerda pró “Pacto Histórico”. Isto é algo que vem acontecendo desde o século XIX e tem sido o desencadeador de inúmeras guerras civis entre liberais e conservadores.

A ultradireita ataca e pede as chamadas “marchas do silêncio”, contra demonstrações em apoio ao governo Duque e as ações “heroicas” das forças de segurança. Milhares de pessoas marcham sob o slogan “os bons são mais”,  “eles não estão sozinhos”. A campanha eleitoral já começou.

Esta explosão social se assemelha cada vez mais às revoluções árabes de 2011, também ao movimento dos Indignados na Espanha, a Praça Tahrir no Cairo, onde o ditador deve ser derrubado: fora com Mubarak, abaixo com Duque! Eles são os mesmos manifestantes encapuzados do movimento Zapatista ou dos protestos populares no Chile quando o Presidente Piñera decide aumentar o preço da passagem do metrô de Santiago, forçando a convocação de uma Assembleia Constituinte para redigir uma nova Constituição para enterrar a Pinochetista.

As revoltas do século XXI em comparação com as do século XX são articuladas com base nas redes sociais e nos avanços da tecnologia digital. É o resultado da “modernidade líquida” na qual, segundo os sociólogos, “as realidades sólidas do passado desapareceram”. O sucesso dos insurreicionistas se deve ao fato de que eles se organizam através das redes sociais, seja via Facebook, Instagram, Twitter, enquanto a imprensa alternativa transmite ao vivo, 24 horas por dia, os incidentes da greve nacional. Um telefone celular é uma arma inestimável de denúncia e verificação dos crimes do Estado. A fim de impedir a organização de grupos de resistência, a Internet e as redes sociais são censuradas e bloqueadas. O objetivo é amordaçá-los e assim silenciar as vozes de protesto. Bakunin ressuscita na Colômbia com seu espírito libertário e utópico com as assembleias populares, eles são os milicianos anarquistas da Guerra Civil espanhola, para as barricadas! Com nem Deus, nem Pátria, nem Rei! O sistema não deve ser reformado, ele deve ser derrubado! Os desordeiros não respeitam hierarquias, eles são antissistema, feministas, antipatriarcais, anticapitalistas, antimilitaristas, grupos anarquistas da ACAB (todos os policiais são bastardos) com uma rejeição virulenta dos políticos tradicionais e geralmente abstencionistas nas eleições. “Não queremos o bem-estar ou a renda básica ou ter nossas consciências compradas com esmolas” – uma mensagem forte que as exalta. “Resistência” é a palavra mais repetida entre os rebeldes, para resistir, para resistir até a morte. A bandeira branca é hasteada na linha de frente, a vanguarda da mobilização social onde os capuchos com seus escudos azuis repelem o ataque das hienas policiais. A perseguição desencadeada pela polícia, paramilitares ou agentes de inteligência empurrarão os líderes da revolta para a clandestinidade se quiserem preservar suas vidas.

É hora de refundar a Colômbia, de mudar o nome do país que presta homenagem ao comerciante de escravos e pirata Cristóvão Colombo, é hora de derrubar todas as estátuas e monumentos que foram erguidos pelos “pais da pátria” em homenagem aos falsos heróis da conquista e da colônia. Precisamos exorcizar esses fantasmas malignos e nos livrar do estigma da fatalidade que nos assombra desde tempos imemoriais.

Esses quadrados liberados são agora a ágora da cultura, das artes, da pintura, da música ou da poesia, ao ritmo do rap, Ska-p “la Revolución”, la bella Ciao ou ¿Quién los Mató? O romantismo de maio de 68 ainda inspira uma juventude rebelde que acredita que “outro mundo é possível”. O mais marcante é que nos murais, grafites ou faixas, os ícones clássicos de Che Guevara, Fidel Castro ou Chávez não são exibidos como em outros tempos, pois aparentemente expiraram. Nesta comunidade solidária e utópica, crianças, jovens, homens, mulheres e idosos de todas as classes sociais se reúnem para embrulhar seus “guerreiros capuchos” e acender velas em homenagem aos mártires caídos na luta desigual contra as forças da lei e da ordem.

Algumas pessoas ingênuas imbuídas do espírito cristão estão apostando na abertura de canais de diálogo com o governo que permitiriam levantar a greve nacional. Não podemos cair no jogo das provocações, “o único que vai mudar esta nação é Jesus Cristo nosso Senhor”, convocando tedeums solemnes e correntes de oração juntos como irmãos, onde chegaremos a um entendimento que salvará nosso país. Como foi feito no final da Guerra dos Mil Dias entre liberais e conservadores, consagrando ao Sagrado Coração de Jesus o templo do Voto Nacional em Bogotá. A Igreja Católica e as seitas cristãs, e o comitê de greve estão se preparando para fazer o trabalho sujo do governo, desmobilizando o protesto. Em seguida, começará uma campanha de limpeza social e a caça aos suspeitos de terem apoiado os bloqueios. Como nos piores anos de violência, os corpos começam a flutuar pelas águas do Rio Cauca.

Onde está o Prêmio Nobel da Paz, ex-presidente Santos, que vive nos EUA e não se dignou a estar presente como mediador?

Qual é o papel das FARC-EP e de seus comandantes guerrilheiros desmobilizados?  Aqueles que uma vez se proclamaram como a vanguarda dos camponeses e proletários mal intervêm nesta grave crise social e com seu partido, os Comunes, permanecem à margem dos graves acontecimentos, ocupando confortavelmente uma cadeira no Congresso da República. Onde estão aqueles que pregaram: Somente com as armas na mão será possível subjugar o Estado fascista colombiano! De que serviram 50 anos de guerra civil que deixaram mais de 200.000 mortos, milhares de desaparecidos e milhões de desalojados. Além do fracasso dos tratados de paz assinados em Cuba, que nunca se cristalizaram, como evidenciado pelos 270 ex-combatentes e mais de 1.184 líderes sociais mortos desde 2016.

Carlos de Urabá 2021

[1] Montonera – formação militar irregular

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

Gatinha meiga
ao passar da mão
seu corpo se ajeita

Eugénia Tabosa