[Chile] Santiago: Atividade em memória do companheiro anarquista Santiago Maldonado

“SOY EL BRUJO”

Estamos muito contentes de convidá-los para a primeira atividade que realizaremos como espaço “Fénix”, rincão anarquista situado no bairro Yungay onde convergimos e acompanhamos os seguintes projetos: Biblioteca Antiautoritária Sacco y VanzettiLibrería Desquiebre e Difusión Claustrofobia.

A atividade é em memória e em recordação permanente do companheiro anarquista e punk Santiago Maldonado, Lechu, Brujo ou com o apelido com o que o tenhas conhecido. Sensível e rebelde ser que avivou com seu espírito o seguir levantando e apoiando iniciativas antiautoritárias e pela liberação total em cada território em que seu nômade instinto o fazia percorrer. Como tal qual explorador, ele continuou errante mas sempre cultivando belas experiências que a vida em movimento lhe apresentou como incertas possibilidades de construir sua história. Hoje sua lembrança se estende por vários rincões do Cone Sul e se mantêm mais viva que nunca.

É de nossa própria responsabilidade manter viva a memória de nossos caídos, estejamos onde estivermos. Cada gesto reivindicativo é um alento de guerra contra o esquecimento e uma reafirmação de nossa própria história coletiva.

O companheiro morreu em ação. Lechu foi desaparecido em 1° de agosto de 2017 após um enfrentamento entre o Pu Lof em Resistência de Cushamen – com a qual estava se solidarizando em um bloqueio de estrada – e a Gendarmeria (polícia nacional argentina). Foram 77 dias em que o corpo do companheiro se manteve desaparecido pela Gendarmeria e a força militar, até que foi encontrado a 400 metros dos enfrentamentos nas margens do rio Chubut.

Este 31 de julho estaremos acompanhando a memória com sua recordação…

A jornada começará às 16h30. Haverá:

– palestra em torno do livro “Wenuy. Pela memória rebelde de Santiago Maldonado”, editado pelos companheiros de Lazo Ediciones desde a região argentina (o livro se encontrará à venda a preço de custo)
– música ao vivo (trova e rap)
– confeitaria vegana
– projeções audiovisuais em torno de Lechu (contribuições dos companheiros do festival de cine anarquista de Buenos Aires), que também realizarão uma transmissão ao vivo nesse mesmo dia com música e projeções em memória do companheiro.
– feira do livro e propaganda
– informativos anticarcerários

Tradução > Sol de Abril

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/07/10/argentina-buenos-aires-a-4-anos-da-morte-do-companheiro-anarquista-santiago-maldonado/

agência de notícias anarquistas-ana

O corpo é um caminho:
ponte, e neste efêmero abraço
busco transpor o abismo.

Thiago de Mello