[Chile] Debates: Anarquismo Hoje e Anarco-Feminismo

Companheiras e companheiros, temos a felicidade de anunciar uma atividade que faz um tempo estamos preparando como sindicato. Como bem sabem, e comentamos em nossas redes sociais, nos encontramos fazendo oficinas de Anarquismo e Anarco-Feminismo na região metropolitana, especificamente em territórios periféricos das comunas de El Bosque, San Bernardo e Peñalolén.

Para esta ocasião faremos uma jornada anarquista na qual estas oficinas possam confluir no mesmo dia. A data escolhida é a quinta-feira, 19 de agosto do presente ano às 16h00, no Parque Almagro, situado no centro da cidade. Levantaremos bandeiras vermelho e negras e nossa faixa para sermos reconhecidos ante a multidão.

A primeira oficina é uma introdução ao anarquismo, onde se poderá dar resposta às seguintes perguntas: Que é a anarquia? Qual é a proposta política do anarquismo? Que entendemos por estado? Qual é a proposta econômica do anarquismo? Podemos falar de uma prática anarquista hoje?

A segunda oficina se intitula Que é o Anarco-feminismo? Onde a ideia é poder entender e ter referências históricas deste movimento anarquista, feminista e obreiro de finais do século XIX e princípios do século XX, até a atualidade.

Nesta oficina a ideia é poder responder: Que é o anarco-feminismo? Que companheiras são as precursoras deste movimento? Quais são os objetivos do anarco-feminismo? Qual é a linha discursiva e de ação do anarco-feminismo?

Também teremos um posto com delícias para beber “once”, tais como “quequitos”, e “masitas” para amenizar esta jornada e compartilhar de maneira comunitária, não só a aprendizagem mas também o alimento. O dinheiro arrecadado será utilizado para custear a próxima edição de nosso jornal, assim como uma antologia que estamos próximos a lançar.

Esperamos contar com vossa presença!

Saúde e ANARQUÍZATE!

Sindicato Ofícios Vários Santiago

Tradução > Sol de Abril

agência de notícias anarquistas-ana

fera ferida
nunca desiste –
luta pela vida

Carlos Seabra